Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Conselho de Ética entrará com ação no STF contra decisão que anulou atos do colegiado"

Reunião ordinária para apreciação do processo nº 01/15, referente à Representação nº 01/15, do PSOL e REDE, em desfavor do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Presidente do Conselho, dep. José Carlos Araújo (PSD-BA)O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), informou nesta quarta-feira (17) que o colegiado entrará com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a decisão do 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que determinou a retomada do início do processo relativo ao presidente da Casa, Eduardo Cunha.
De acordo com Araújo, o objetivo da ação é garantir a independência e a autonomia funcional do colegiado. “Nossa autonomia e independência não podem ser colocadas em risco em razão de um processo contra quem quer que seja. Quiseram calar o Conselho de Ética”, afirmou o presidente.

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) criticou a iniciativa de Araújo: “Esse mandado vai ser mais uma história triste neste Conselho.” Marun reafirmou que fez, sim, uma questão de ordem alegando que, como houve troca do relator do caso em dezembro, a análise do processo deveria ser retomada a partir do estágio inicial. Por isso, segundo ele, cabia recurso à Mesa Diretora, cuja decisão deve ser respeitada.
Marun também criticou o posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que defendeu o afastamento do presidente Eduardo Cunha e colocou um advogado à disposição para o Conselho entrar com a ação no STF. “Eu não queria que o Conselho superdimensionasse a visita da OAB”, disse Marun.
Novo integrante
José Carlos Araújo informou que o deputado Wladimir Costa (SD-PA) irá ocupar o lugar do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) como membro titular do colegiado.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – João Pitella Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário