Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

"Exército Brasileiro é parceiro no combate ao mosquito Aedes aegypit em Várzea Grande"

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Cassius Clay de Azevedo participou na manhã desta sexta-feira (05), no Auditório da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de uma coletiva de imprensa onde o assunto abordado foi a parceria do Exército Brasileiro com o Estado e municípios nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypit em Mato Grosso. A parceria é um reforço nas ações que já vêm sendo desenvolvidas no enfrentamento e combate ao vetor em Várzea Grande.
O Exército Brasileiro vai disponibilizar para o Estado de Mato Grosso 1.000 homens que irão atuar como reforço nessas ações. Os gestores municipais apresentaram as demandas locais para a dispensação de soldados e militares para a execução das atividades.

Em Várzea Grande o Plano de Ações Emergenciais no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypit será lançado oficialmente no dia 11 de fevereiro, às 15 horas, no Centro de Atendimento Especializado e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho - João Muleta (Antigo Dellanes Clube).  Serão 90 dias de atividades intensas e ininterruptas divididas em quatro etapas com visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, limpeza e retirada dos bolsões de lixo e de terrenos baldios.  Cerca de 372 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Municipal serão fiscalizados e os proprietários de terrenos não habitados e sem limpeza serão notificados, além dos outros encaminhamentos contidos no Plano.
A execução do Plano de Ação Municipal foi dividida por setores, onde todos os bairros receberão as atividades por meio de mutirões.  O primeiro mutirão será na região do Grande Cristo Rei na realização do Dia D de combate ao mosquito, dia 19 de fevereiro, às 09 horas, na Praça Áurea Bras. Cada etapa terá uma duração média de 15 dias em cada região.
No dia D serão utilizados 10 caminhões (carga seca e vasculante), 40 técnicos para fazer o serviço da limpeza, 220 pessoas para as visitas domiciliares, 20 pessoas para fazer o controle químico, 21 supervisores de campo e 04 supervisores gerais. “O principal objetivo do mutirão de limpeza, além de manter a limpeza dos bairros, é realizar o serviço de prevenção para que a população combata o mosquito diariamente. O Dia D de combate faz parte do Plano Emergencial de Combate ao mosquito elaborado pelo município sendo dividido em quatro setores. A região do Grande Cristo Rei será a primeira a receber o Mutirão, englobando 37 mil imóveis residenciais. Cada etapa irá durar em média 15 dias de trabalho ininterruptos com encerramento previsto para o mês de abril. A ação visa recolher entulhos, galhadas e lixos afins. A meta é combater o mosquito Aedes aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor”, disse o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo.
Depois da ação na região do Grande Cristo Rei, os próximos bairros a receber os mutirões serão: Setor 02 - Regiões do Centro de Várzea Grande, Pai André e Bonsucesso. Setor 03 - Regiões dos bairros Jardim Glória, Figueirinha, Nova Esperança e Mapim e Setor 04 - Regiões dos bairros São Mateus e Jardim Marajoara. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “A ideia é de que todos os bairros recebam gradativamente essa ação, considerada emergencial e coercitiva aos moradores que tenham quintais, lotes e terrenos baldios, objetivando ao mesmo tempo conscientizá-los e notificar sobre a importância de manter seus quintais limpos e assim evitar a proliferação do mosquito”, destacou o secretário Cassius.
O telefone 3688-3186 é o canal de comunicação para que a população denuncie, reclame, dê sugestões e esclareça dúvidas do Plano e das ações que estão sendo executadas pela municipalidade. “Todos unidos iremos vencer essa batalha contra o mosquito. Dados apontam que cerca de 90% dos criadouros estão dentro das residências, por isso a importância do envolvimento de todos nesse momento de crise”, esclareceu o secretário.
DADOS - De acordo com dados do Sistema Nacional de Informação (Sinan) até o momento foram notificados 780 casos de zika vírus, 58 casos de dengue e nenhum registro de chikungunya.-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário