Segundo François Bourdillon, chefe do Instituto da França de Vigilância em Saúde Pública (IVS), esse é o primeiro caso confirmado de transmissão autóctone do país.
"Essa mulher nunca tinha viajado. O parceiro dela tinha vindo do Brasil, por isso ela foi examinada", afirmou Bourdillon a um canal de televisão.
Marie-Claire Paty, responsável pelo monitoramento de doenças transmitidas por insetos do IVS, afirma que a atual epidemia parece confirmar a transmissão sexual do vírus, que já tinha sido identificado numa amostra de esperma durante o surto da doença na Polinésia, entre 2013 e 2014.
Autoridades americanas investigam 14 casos de retransmissão do vírus por relação sexual, incluindo gestantes.
Nesta sexta-feira, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) recomendou que grávidas não viajem ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos. Segundo a agência, as recomendações também valem para os Jogos Paralímpicos, em setembro.
O CDC também confirmou que o bebê de uma mulher do Havaí infectada pelo zika no Brasil nasceu com microcefalia.
KG/rtr/ap
Nenhum comentário:
Postar um comentário