Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Galli apresenta projeto que regulamenta transporte privado idividual de passageiros"

O deputado Victório Galli (PSC) apresentou Projeto de Lei número 4312/16 na Câmara Federal que regulamenta o transporte privado individual de passageiros mediante sistema associativo de cadastro prévio e chamada por aplicativo digital. O parlamentar destaca a polêmica em torno do assunto que iniciou em São Paulo e Rio de Janeiro e atingiu outras capitais do Brasil, inclusive Cuiabá.


“É importante explicar que o Uber é uma empresa de tecnologia que disponibiliza uma plataforma na Internet que coloca em contato motoristas profissionais particulares e potenciais clientes interessados em se deslocar de forma confortável e segura. Não há legislação federal sobre o serviço oferecido pelo Uber, por outro lado, não há nenhum tipo de proibição, contudo muitas Câmaras Municipais, por todo o Brasil, iniciaram uma maratona para emperrar ou regular esta nova tecnologia, daí a necessidade de regulamentação”, observou.

“Não é um serviço público ou de utilidade pública, por isso, e para evitar entraves e discussões que não irão levar a nada, o Congresso Nacional terá a obrigação de autorizar o funcionamento deste tipo de serviço, aprovando este Projeto de Lei”, disse Galli, esclarecendo que embora não seja regulado, o serviço não é ilegal. Para o federal, a falta de legislação sobre aplicativos como o Uber deve ser suprida pela União. “Enquanto isso não acontece, não é razoável proibir. Temos que fazer com que a União cumpra o seu papel legislativo e não protestar contra o progresso”, observou.
O deputado entende que tem de se equacionar essa modalidade de transporte à realidade brasileira. “Os grandes centros urbanos estão com seus sistemas de transportes comprometidos. É preciso, em nome da coletividade, darmos uma solução para esse caos no trânsito”, disparou. Conforme Galli, o interesse público deve estar acima de qualquer forma de acirramento e disputa desleal que venha colocar em xeque o sistema de transporte público brasileiro.

“Este transporte que chamamos de Uber é muito simples, de fácil acesso para quem quer se locomover, basta acessar o aplicativo em seu celular e solicitar um motorista particular de qualquer ponto de sua cidade”, pontuou.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário