Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Gincana promove ações contra o Aedes aegypti dentro do ambiente hospitalar"

O zumbido anuncia: tem Aedes aegypti na área. Mas, dessa vez, por uma boa causa. O mosquito vilão da atualidade ganhou uma nova missão durante a blitz educativa que está movimentando o Hospital Infantil e Maternidade Femina, em Cuiabá. Nesta semana, o hospital lança a "Gincana Contra o Aedes" – um projeto que busca promover a conscientização e a saúde de todos por meio de pequenas ações contra o mosquito Aedes aegypti. 

Ao longo de um mês, um desafio será divulgado toda quarta-feira para que os colaboradores do hospital desenvolvam naquele período. Entre eles, estarão a elaboração de vídeos e músicas sobre o tema, assim como a realização de ações dentro do hospital e na comunidade. Além disso, diversas provas relâmpagos irão surgir para agitar ainda mais a gincana. 


De acordo com a médica infectologista Kadja Samara Sousa, uma das coordenadoras do projeto, a ideia surgiu após uma reunião com o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) – que tinha como objetivo discutir ações de combate e prevenção ao Zika vírus no ambiente hospitalar. "As unidades recebem pacientes infectados pelo Zika vírus e se, por acaso, existir o vetor no ambiente, isso daria início a uma cadeia de transmissão. Portanto, é necessário criar medidas de combate ao vetor", pontua Kadja Samara.  

O projeto do Hospital Infantil e Maternidade Femina é resultado da união do Núcleo de Segurança do Paciente, do Núcleo de Qualidade e do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar. As inscrições para os participantes foram abertas internamente no hospital e contam com a participação de colaboradores de todos os setores do hospital. As melhores equipes ao final da gincana serão premiadas por seu esforço na missão de alertar e convocar a todos a para se unirem à causa.  

"O objetivo é envolver toda a equipe do hospital e desevolver ideias criativas de combate ao vetor. Acompanhar, orientar e promover a interação entre colaboradores, pacientes e a comunidade ao redor. Explicar de forma bem-humorada sobre as doenças transmitidas pelo Aedes e as maneiras de preveni-las", pontua Kadja Samara. 

Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti é o vetor  transmissor da dengue, Zika vírus e febre chikungunya. Em Mato Grosso, somente este ano, já foram registrados 7.097 casos suspeitos de dengue, 4.053 casos suspeitos de Zika vírus e 192 casos suspeitos de febre chikungunya. 
   
Assessoria de Imprensa Hospital Infantil e Maternidade Femina - ZF Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário