Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

"Meraldo Sá cobra reforma do prédio do Hemocentro e da unidade móvel de coleta"

“Temos conhecimento da importância dos atendimentos do Hemocentro para o nosso Estado, com a reforma da estrutura o local terá condições de atender um número maior de doadores”, disse Meraldo Sá.
O deputado Meraldo Sá na última quinta-feira (04) apresentou dois requerimentos para a área de saúde sendo elas: a reforma do prédio da sede do Hemocentro, localizado em Cuiabá, e a reforma do ônibus que realiza as coletas itinerantes na Capital e na baixada cuiabana, as indicações foram direcionadas ao Secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez.

No requerimento o parlamentar destaca a urgente necessidade em realizar uma ampla reforma no prédio do Hemocentro, o imóvel foi entregue em 1993, e somente em novembro de 2015 a Secretaria de Estado de Saúde (SES) concluiu o projeto para contemplar as adequações físicas necessárias para os atendimentos da unidade.
Para o deputado Meraldo, as demandas apresentadas devem ser atendidas com urgência. “O Hemocentro de Cuiabá é o único meio de captação de sangue que atende a rede pública de saúde, a unidade precisa de condições estruturais para manter o material coletado com qualidade”, destacou Meraldo Sá.
O deputado ainda ressaltou a urgência de colocar o ônibus que realiza as coletas de sangue em Cuiabá de volta às ruas.
“O veículo precisa ser adaptado para as condições climáticas da Capital, segundo informações do Hemocentro, o ônibus possui três cadeiras para coleta, uma sala para triagem hematológica e uma sala para triagem clínica, cada cadeira pode coletar três bolsas de sangue por hora. O atendimento móvel não pode continuar interrompido, precisamos colocar este ônibus nas ruas”, defendeu Meraldo Sá.
“Diante da situação exposta, se faz imprescindível a adoção de providências para o atendimento do pleito, que há muito vem sendo requerido pelo Hemocentro”, justificou o deputado. 
Atendimento do MT Hemocentro
A Hemorrede Pública é composta por 17 Unidades de Coleta e Transfusão em 34 agências transfusionais distribuídas no estado. O Hemocentro Coordenador é responsável pela distribuição de hemocomponentes (produtos derivados do sangue coletado), para atendimento dos leitos SUS; Pronto Socorro de Cuiabá e Várzea Grande; Hospital Universitário Júlio Muller; Hospital São Benedito; leitos do SUS e privados do Interior. 
Vânia Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário