Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 13 de fevereiro de 2016

"Papa e patriarca russo assinam declaração conjunta"

Francisco e líder da Igreja Ortodoxa Russa concordam em unir esforços para proteger cristãos em todo mundo. Encontro histórico em Havana marca aproximação entre Igrejas desde o cisma do Cristinianismo, há mil anos.Reunidos em encontro histórico em Havana, o papa Francisco e o patriarca Cirilo, líder da Igreja Ortodoxa russa, assinaram nesta sexta-feira (12/02) uma declaração conjunta para restaurar a unidade do Cristianismo.Esta é a primeira vez que um líder católico e um alto representantes dos ortodoxos russos se reúnem desde o cisma que dividiu a corrente religiosa, há um milênio.
"Conversamos como irmãos de fé", afirmou o pontífice. Os dois se cumprimentaram com um beijo no rosto.
"Os resultados da conversa me permitem afirmar que, atualmente, as duas Igrejas podem cooperar na defesa dos cristãos em todo o mundo e, com total responsabilidade, podemos trabalhar em conjunto para que a vida humana seja respeitada no mundo inteiro", disse o patriarca Cirilo.
Um dos principais temas discutidos no encontro em Cuba foi a perseguição a cristãos no Oriente Médio. "Precisamos deixar as divergências internas de lado neste momento trágico e unir esforços para salvar os cristãos em regiões onde eles estão sujeitos às mais cruéis perseguições", afirmou o ortodoxo.
Desde o Grande Cisma do Oriente, em 1054, católicos romanos e ortodoxos seguiram caminhos distintos. O "mundo ortodoxo" fragmentou-se em muitas igrejas independentes. Com cerca de 150 milhões de fiéis em mais de 60 países, a Igreja Ortodoxa russa é a maior de todas. Já a Igreja Católica conta com cerca de 1,2 bilhão de devotos.
Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o encontro entre os líderes religiosos foi "muito cordial". "Foi um momento histórico e uma grande alegria ao papa", afirmou.
Mais visitas
O papa Francisco embarca ainda nesta sexta à Cidade do México, onde será recebido pelo presidente Enrique Peña Nieto. Em sua primeira visita oficial ao México, o pontífice irá visitar presos em Ciudad Juárez, uma das áreas mais violentas do país.
Já Cirilo ficará mais três dias em Cuba, onde se reunirá com o presidente Raúl Castro e seu irmão e antecessor, Fidel Castro. O patriarca ainda irá viajar ao Paraguai e ao Brasil. Em Brasília, ele vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff, e seguir para Rio de Janeiro e São Paulo.
KG/EK/rtr/dpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário