Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"Standard & Poor's rebaixa ainda mais a nota do Brasil"

Avaliação cai para BB, e perspectiva é negativa. Agência destaca desafios enfrentados pelo governo para recuperar a economia e afirma que processo de ajuste será mais longo do que esperado.
A agência internacional de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta quarta-feira (17/02) a nota de crédito do Brasil de BB+ para BB, com perspectiva negativa, o que significa que a tendência é que ela volte a ser reduzida nos próximos meses.
A agência destacou os desafios enfrentados pela presidente Dilma Rousseff, que tenta recuperar a confiança dos investidores e tirar a economia da recessão. Com o rebaixamento da nota, a S&P avaliou que o processo de ajuste econômico será mais longo do que o esperado.
"Os desafios políticos e econômicos que o Brasil enfrenta continuam consideráveis e esperamos agora um processo de ajuste mais longo – uma correção mais lenta da política fiscal, bem como mais um ano de retração na economia", afirmou a agência em comunicado, ressaltando que a atual situação política instável é um fator fundamental na decisão.
Em setembro, a Standard & Poor's retirara o selo de bom pagador do país. Na época, a agência citou os desafios políticos que pesavam sobre a capacidade do governo de submeter ao Congresso um orçamento coerente com o ajuste fiscal proposto pela presidente como um dos motivos para a decisão.
A S&P foi a primeira agência a retirar o grau de investimento do país. A decisão foi seguida pela Fitch. Somente a Moody's mantém o Brasil com o selo de bom pagador.
As agências de classificação de risco, como Standard & Poor's, Fitch e Moody's, atribuem notas a países ou empresas de acordo com a avaliação que fazem da capacidade do país de pagar suas dívidaselo governo . Essa nota serve para que investidores saibam o grau de risco dos títulos que estão adquirindo.
CN/afp/abr/rtr

Nenhum comentário:

Postar um comentário