Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"Unidades de Saúde de Cuiabá podem ganhar nova especialidade médica"

Com aumento na expectativa de vida da população, o especialista em geriatria, responsável por estudar o complexo de envelhecimento do ser humano tem se tornado uma demanda cada vez mais frequente nas unidades de saúde de Cuiabá, principalmente, por tratar da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, como osteoporose, diabetes, infarto, pneumonia e outras doenças comuns na terceira idade.

 Avaliando a necessidade da especialidade, o vereador Paulo Araújo, apresentou na sessão plenária desta terça-feira (02/01), na Câmara de Cuiabá, projeto de lei tornando obrigatória a disponibilização de um médico geriatra para atendimento dos idosos nas unidades de programas Saúde da Família e nas Unidades Pronto Atendimento da capital.

A proposta, além de ser uma sugestão recebida no gabinete, acompanha a mudança no perfil demográfico do Estado, preparando o serviço público a atender essa importante demanda. “Nas ultimas décadas há registros de aumento no número de idosos, o poder público precisa se preparar para atender a demanda, essa lei vai de encontro com a necessidade”, destacou.

Além do atendimento clínico, o profissional geriatra atende psicologicamente esse grupo de pacientes. Conforme o vereador, essa proposta é um tipo de política pública voltada para a terceira idade e, passará, por discussão e tramitação na Casa de Leis.

Ao propor o projeto de lei, o vereador Paulo se amparou no artigo 15º da Constituição federal que “assegura a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos”.

Da Assessoria
Foto: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário