Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Vereador sinaliza instalação do primeiro crematório em Mato Grosso"


O Vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B) recebeu de forma positiva a liberação do licenciamento para a instalação do primeiro crematório de Mato Grosso, ele foi portador da notícia durante a última sessão, que ocorreu na quinta-feira (11) na Câmara Municipal de Cuiabá.
 
Há dois anos, liderada pelo vereador, a Câmara da Capital encampou à luta que dá o direito de escolha as famílias enlutadas a não somente enterrarem seus entes queridos, mas também de cremar.
 
Juca, em 2014, realizou uma vistoria nas funerárias de Cuiabá, dando visibilidade ao sistema funerário gratuito, cobrando a redução nos valores e o melhor atendimento aos que necessitam usar os serviços fúnebres da capital.
 
“Com uma comissão de vereadores lutamos para emissão desta licença concedida pela SEMA - Secretaria de Meio Ambiente. Nossa capital precisa de um crematório”, explica Juca.
 
A previsão é que no mês de finados esteja pronto o 1º crematório do Estado de Mato Grosso, ele irá funcionar no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, local onde já se encontra uma câmara de cremação.
 
“Aos que tem o desejo de realizar o rito hoje desembolsam quantias exorbitantes para o deslocamento a outros Estados, sendo realizada na cidade a ação pode sair mais em conta que o sistema de sepultamento convencional”, frisa o vereador.  
 
Para ser cremada a pessoa tem que ter o desejo em vida, documentado em Cartório, e autorização dos familiares. Em caso de morte natural tem que ser atestado por dois médicos, já em caso de morte violenta, atestado de um médico legista e autorização policial.


Josiane Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário