Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 19 de março de 2016

"Artigo: Uma Cuiabá melhor também para os idosos por Allan Kardec"

Nestes dias tenho me manifestando sobre problemas e soluções para uma cidade tomada pelos cidadãos, como verdadeira e completamente sua. Isso significa eliminar ou pelo menos reduzir drasticamente as amarras que levam a exclusão em todos os níveis e comprometem o espírito norteador do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, uma vez que delimita os que podem ter e aqueles que sonham com direitos.

A bem da verdade estamos todos envelhecendo e carregando consigo os problemas de uma cidade preocupada com o concreto armado, mas pouco cuidadosa com seus cidadãos novos e, principalmente, com os idosos. Somos uma população de pessoas maduras que caminha cada vez mais para a longevidade, isso significa que nas proximidades teremos, e Cuiabá não será exceção, uma cidade de pessoas idosas. Ainda há tempo de planejar a qualidade de vida para essa população, que mais dia menos dia, todos iremos ou sonhamos integrar.

Pensar a cidade compreende pensar para o presente, contemplando a atual população de pessoas idosas - que muito contribuíram com o desenvolvimento desta cidade, mas certamente, olhar o futuro e criar condições desejáveis para a expansão populacional nesta faixa etária, com sua conseqüente demanda de bens e serviços públicos. Ignorar isso ou não pensar significa excluir e marginalizar pessoas, que dentro de suas capacidades e competências, ofertaram valioso serviço ao município e por extensão a Mato Grosso e à União.

Antes de vereador sou professor e percebo a necessidade de se discutir a cidade também para a população mais longeva, que representa um recorte histórico vivo a ser referenciado. Esse olhar mais humano e menos preocupado com a política de resultados poderá assegurar a efetiva realização do Estatuto do Idoso e de outros avanços que podem se traduzir em melhor qualidade de vida e de oportunidades. Estar nessa faixa etária pode significar mais experiência, o que pode oportunizar mais e melhor participação nos diversos campos da atividade humana.

Como vereador, tenho procurado contribuir com Cuiabá na fiscalização e na sugestão de ações que possam estruturar uma mudança comportamental do próprio Poder Público e da sociedade como um todo, objetivando o respeito e a inclusão das pessoas idosas para o exercício pleno de sua cidadania, não apenas como mero cumpridor de obrigações. Quando convido à cidade a refletir sobre o que se vislumbra como Possível, também penso em contemplar a população mais idosa. Da mesma forma, quando se fala em acessibilidade, igualmente se pensa nas pessoas que por diferentes razões chegam à etapa mais avançada da vida, precisando de novos caminhos, mas sem obstruções ou esquecimentos.

Que possamos construir juntos, uma cidade melhor e Possível para todos, indistintamente.

Allan Kardec Pinto Acosta Benitez é cuiabano, professor da rede pública de ensino, doutorando em Estudo de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vereador em Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário