Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 1 de março de 2016

"EUA também sofrem com falta de mão de obra"

A falta de mão de obra para o campo não é um problema apenas do Brasil. Nos Estados Unidos, o fenômeno também ocorre, tanto em quantidade quanto em qualidade. É o que avalia o diretor executivo de Políticas Públicas do Farm Bureau, Dale Moore. O Farm Bureau é uma instituição equivalente à Confederação Nacional da Agricultura do Brasil (CNA). O diretor relatou o problema aos produtores de Mato Grosso que estão em Missão Técnica aos Estados Unidos até o dia 7 de março.


A comitiva participou de uma reunião com Moore na sede do Farm Bureau, em Washington, na tarde desta segunda-feira (29.02). Dentre os vários questionamentos feitos, surgiu a dúvida sobre a qualidade da mão de obra. "Sofremos com este problema. Tanto em quantidade quanto em qualidade. Um exemplo é o estado da Califórnia, que produz fruta, mas tem uma limitação muito grande no número de trabalhadores", citou o americano.

Segundo o diretor, o produtor não pode importar esta mão de obra. "Tudo é feito ilegalmente. Temos 11 milhões de trabalhadores ilegais nos Estados Unidos", sentenciou. “Todo mundo sabe disso, mas ninguém faz nada para resolver", reclamou. "A penalidade é muito grande para o produtor se ele for pego pela fiscalização. Queremos legalizar esta forma de trabalho, ou seja, dos não-americanos trabalhando na produção do país. Esta é uma frente de trabalho da Farm Bureau", explicou.

Não há uma entidade como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural nos Estados Unidos, mas o país conta com parcerias e programas para capacitar universitários para o setor rural. Um exemplo é o do Future Farmers of America (FFA), criado em 1928 nos EUA, que foi a inspiração para o desenvolvimento do projeto Futuro Produtores do Brasil.

Os produtores de Mato Grosso chegaram à "terra do Tio Sam" no dia 28 de fevereiro e, nesta segunda-feira, antes de chegarem ao Farm Bureau, estiveram visitando a USDA (Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, tradução livre) e o United States Capitol (Prédio do Congresso Americano) e o Senado. A programação da Missão ainda prevê visita a propriedades de confinamento no estado do Kansas, além da participação no Cattlemen’s Day (o dia de Pecuarista) na Universidade Estadual do Kansas – Kansas State University.

A atividade é uma realização do Senar-MT em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

GECOM Senar-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário