Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 21 de março de 2016

"Maluf destaca participação dos jovens na ALMT com o Parlamento Mirim"

Vinte e quatro deputados mirins tomaram posse na manhã desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa. A participação dos jovens na política é estimulada por meio do projeto Parlamento Mirim, que chega a sua sétima edição na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em tempos de crise política no país, o presidente do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB), destaca a importância de incentivar a participação da juventude nas discussões dentro da Casa de Leis. Maluf afirmou durante a posse dos 24 parlamentares mirins, na manhã desta segunda-feira (21), no plenário das Deliberações Renê Barbour, que projetos como esse aproximam o parlamento da sociedade, uma das prioridades da atual gestão da Assembleia Legislativa.
“Este é um projeto fantástico, que traz os jovens para dentro do parlamento, acompanhando as ações dos deputados e a rotina da Assembleia Legislativa. Os parlamentares mirins vão ver como é a vida de um político e como a política pode alterar a vida das pessoas. Se os 24 deputados não conseguem melhorar a vida dos cidadãos, não conseguem atingir os objetivos, pois não existe outra forma de promover essas mudanças se não for através da política”, afirmou Guilherme Maluf.
No momento em que a classe política passa por desgastes em função de uma série de denúncias de corrupção, Maluf acredita que é necessário se aproximar dos jovens e fomentar a participação popular para a transformação da política através da juventude.
“É possível fazer uma política séria e descente, e essa discussão é importante em um momento em que o Brasil enfrenta problemas difíceis. Porém, não existe forma melhor de mudar a vida das pessoas se não for por meio da política”, argumentou.
Os 24 deputados mirins tomaram posse para um mandato de um ano. Os jovens estudam de 5º a 9º ano do ensino fundamental em Cuiabá e Várzea Grande. Os temas trabalhados pelos estudantes foram Meio Ambiente (7, sendo um do suplente), Educação (6 projetos), Esporte (4), Direitos Humanos (3), Transporte (2), Saúde (2) e Cultura (1).
O estudante Marcelo Maciel, de 14 anos, estudante do Colégio São Gonçalo, agradeceu a Assembleia Legislativa por proporcionar aos jovens, oportunidade de conhecer mais sobre a política mato-grossense.
“Neste momento que o país passa, agradeço por esta oportunidade de estar presente na Assembleia Legislativa para aprender mais sobre a política, é uma verdadeira honra para nós”, disse.
A próxima edição pode contar com a participação de alunos de Rondonópolis e Sinop. Esta foi a sugestão do superintendente do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, coronel Adriano Denardi.
“Este projeto aproxima a Assembleia Legislativa da população, e principalmente da comunidade escolar, aprendendo o verdadeiro papel do deputado e a sua importância para o desenvolvimento do país. Por isso, queremos expandir este programa para o interior”, argumentou.
Também participou da solenidade, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB).
Assessoria de Imprensa da Presidência
FOTOS: Maurício Barbant

Nenhum comentário:

Postar um comentário