O Plenário da Câmara dos Deputados votará nesta terça-feira (29) um projeto de resolução que leva em conta, para o preenchimento dos cargos nas comissões permanentes da Casa, os atuais tamanhos das bancadas dos partidos — definidos após o período de “janela” de trocas partidárias encerrado no dia 18. A informação foi dada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em entrevista coletiva no Salão Verde.
Segundo o texto em vigor do Regimento Interno, o que vale é o tamanho das bancadas no início da legislatura. Porém, houve uma movimentação dos partidos para passar a considerar a configuração das bancadas após a “janela”. Diante da indefinição sobre qual critério será usado, as comissões ainda não foram reinstaladas para funcionar neste ano.
Cunha disse que, na reunião de líderes desta segunda-feira (28), não houve um consenso, mas parece haver uma “maioria consolidada” a favor da mudança de regra. “Se o projeto de resolução passar, ele será adotado. Caso contrário, valerá a bancada da posse”, explicou o presidente.
Ele disse que será definida uma regra específica em relação ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), que chegou a ter cerca de 20 deputados na Casa, mas acabou ficando com apenas um após a “janela” de trocas. “Os direitos [relativos às vagas nas comissões] podem passar para os partidos para onde os parlamentares migraram”, disse Cunha.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – João Pitella Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário