
Segundo a superintendente de Cultura do município, Gisa Barros, desde a criação da Lei que institui o Conselho Municipal de Cultura, nunca houve a nomeação e posse de conselheiros. Isso demonstra o compromisso que a atual gestão tem com a cultura várzeagrandense.
Após a solenidade de posse, os novos conselheiros irão se reunir para discutir o Regimento Interno da instituição e sobre o Fundo Municipal de Cultura. “O fundo é um instrumento de gestão institucionalizado para que o município possa receber recurso Funda a Fundo tanto dos governos Federal e Estadual, no fomento a cultura. Já o regimento interno prevê as regras a serem seguidas de forma institucionalizadas, respeitando as diretrizes do Ministério da Cultura. Esses instrumentos de gestão visam a melhorias na difusão e propagação da cultural varzeagrandense”, destacou Gisa Barros.
Gisa sustenta ainda que esse instrumento possibilita à classe artística contar com mais apoio para desenvolver seus projetos culturais. “O Conselho é deliberativo, consultivo e fiscalizador dos recursos. Quem ganha é a classe cultural. Esse é o primeiro passo que Várzea Grande empreende para se enquadrar dentro do Sistema Nacional de Cultura", disse.
Serão empossados os seguintes conselheiros como representantes da sociedade civil organizada: Jacinta Domingas do Espírito Santo (titular - Associação Artística e Grupo de Siriri Infantil Passo Miudinho); Leandro Fábio Momente (titular - Associação Cristo Rei): Inês Benevides Nogueira (titular - Instituto Histórico); Carmem Maria Pereira Ferreira (suplente - Associação das Manifestações Folclólricas de Mato Grosso); Geny Pedrosa da Costa Sousa (suplente - Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso); José Wilson Tavares (suplente - Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso). Representantes da classe de Produtores Culturais: Edenil Maria (titular), Edney Santana dos Santos (titular), Cilbene Maria Rosa da Conceição (titular), Gastão Marques Filho (suplente), Genina Paula de Arruda Costa (suplente), Geonir Paulo Schnorr (suplente). Representantes do Poder Público Municipal: Gisele Aparecida de Barros (titular - Superintendente de Cultura): Ana Paula Pinto Duarte (titular - Coordenadora de Atividades Culturais): Edizes Luíza Reveles Pereira (titular - professora); Dalila de A. Felfili (suplente - gerente de Patrimônio); Saturnino José da Costa (suplente - professor); Suhmaia Untar (suplente - professora).
Nenhum comentário:
Postar um comentário