De acordo com a coordenadora de Proteção Básica, Vanessa Navarros os cursos ofertados nas comunidades ocorrem de segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h. A capacitação está prevista para encerrar em 01 de julho. O projeto tem a finalidade de estimular talentos profissionais na faixa etária e retirar os jovens da ociosidade. As oficinas são realizadas por profissionais da área que aplicam na prática as modalidades de cada arte. O projeto possui orientadores sociais que acompanham os jovens e ainda estende o acompanhamento às famílias dos assistidos pelo projeto.
A orientadora social do bairro Novo Mato Grosso, Elisa Teixeira Melo disse que o projeto tem mudado o comportamento dos jovens da comunidade pela valorização e atenção que o Projeto emprega. “Os cursos tem mudado a rotina de nossos jovens, antes eles ficavam nas ruas sem nada para fazer, agora eles estão sendo estimulados a criatividade e ter uma profissão. O bairro é carente e com índices elevados de criminalidade e vulnerabilidade. Acredito que essa realidade irá mudar com o “Juventude Ativa”.
O adolescente João Victor, 17 anos, falou que está sentindo bem útil com os cursos que tem participado. “Estou aprendendo muitas coisas importantes, descobrindo meus talentos e ainda socializando com meus amigos. Com muito esforço e dedicação já aprendi a desenhar e pintar e minhas produções tem sido de destaque no curso. Sinto orgulho do que faço. Nem acredito que são minhas produções próprias”.
Já a adolescente Weynni Kamilla Silva Arruda, 13 anos, relatou que o projeto ‘Juventude Ativa’, está estimulando a ter um futuro melhor com oportunidades de destaque no mercado de trabalho. “Este projeto é a primeira oportunidade que tive no bairro, então vou me empenhar ao máximo para aprender bem todos os cursos. Não gosto de faltar e sou muito participativa. Quero em breve passar a ganhar dinheiro para ajudar minha mãe e meus irmãos com que aprendi.Vou produzir e vender”.
“Os cursos na formação cidadã dos jovens tem intuito de deixá-los aptos a disputarem uma oportunidade no mercado de trabalho. Queremos expandir esse tipo de ação a mais bairros, que ao mesmo tempo em que traz benefícios às famílias também aperfeiçoa o aprendizado do jovem. O nosso desejo é que a juventude saia desse projeto com mais certeza da carreira que quer seguir”, frisou a coordenadora Vanessa Navarros.
Acesse www.varzeagrande.mt.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário