A ação visa entregas de folders com orientações sobre os principais cuidados, sintomas, formas de prevenção e tratamento da Tuberculose na Rede Pública de Saúde, palestras e exames laboratoriais de diagnóstico. Em virtude da comemoração do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, 24 de março, que esse ano tem como tema “Alcançar, diagnosticar, tratar e curar a todos”, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa de Controle da doença elaborou como estratégia de ação de divulgação em massa, atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A ação visa entregas de folders com orientações sobre os principais cuidados, sintomas, formas de prevenção e tratamento da Tuberculose na Rede Pública de Saúde, palestras e exames laboratoriais de diagnóstico. Além da divulgação sobre a doença, durante toda semana, as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando avaliação e busca sintomáticos respiratórios. “Esse trabalho de divulgação em massa ajuda e muito os serviços realizados pelas Unidades de Saúde. As pessoas portadoras de tuberculose desconhecem os sintomas. A partir da informação e do conhecimento podem buscar ajuda para o diagnóstico preciso e tratamento nas unidades básicas”, comentou o responsável técnico pelo Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Marcello Vieira.
De acordo com o coordenador do Programa no município, essas atividades realizadas anualmente alertando sobre a data de 24 de março contribuem também na busca ativa de casos suspeitos, avaliação dos pacientes em tratamento e em cura.
No decorrer dos últimos anos, comentou Marcelo, houve certo aumento do número de casos registrados da Tuberculose em todo o país. Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atribui o quadro em razão dos investimentos que vem sendo feitos nos Sistemas de Monitoramento e Vigilância, que proporcionam mais e melhores resultados dos dados levantados e registrados.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre os anos de 2012 a 2015, foram registrados 873 casos novos de Tuberculose em Várzea Grande.
Dados apontados pela OMS registram que em 2013, foram diagnosticados 9 milhões de novos casos da doença no mundo, mas calcula-se que 3 milhões desses casos não são diagnosticados e nem tratados. “A luta contra a tuberculose registrou inúmeros avanços nesses últimos anos. No entanto, estamos trabalhando para alcançar as metas previstas pelo Ministério da Saúde. Por isso a importância desses trabalhos de mobilização, pois contribui para o trabalho ofertado na Unidade, possibilita melhor acesso ao tratamento que tem como resultados a cura dos pacientes”, destacou Marcelo Vieira.
www.varzeagrande.mt.gov.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário