Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 20 de março de 2016

"Vice-líder da REDE na Câmara assume vaga na Comissão do Impeachment"

O vice-líder da bancada da Rede Sustentabilidade na Câmara, deputado Aliel Machado (PR) assumiu a vaga destinada ao partido na comissão especial que irá analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O parlamentar foi indicado pela REDE para acompanhar a partir de agora os trabalhos do colegiado, que é composto por um total de 65 integrantes. A escolha aconteceu em votação realizada na tarde desta quinta-feira, 17 de março. O grupo foi aprovado por 433 votos a um na Câmara. A seleção dos deputados que compõem a comissão seguiu as regras traçadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), de que as eleições ocorreriam por meio de chapa única e com votação aberta. As diretrizes foram seguidas porque o próprio Supremo havia anulado a primeira votação, em dezembro passado.
Naquela ocasião, a Casa escolheu a chapa avulsa para compor o colegiado e derrotou o grupo oficial, formado de acordo com o Regimento da Casa. Mas no entendimento do STF, só poderiam entrar na comissão os deputados indicados diretamente pelos respectivos líderes partidários. O processo de impeachment foi aberto também em dezembro, após a Presidência da Casa ter aceitado um pedido nesse sentido, com base nas pedaladas fiscais adotadas pelo governo.
No entendimento da REDE, todo esse processo acontece num momento em que surgem indícios que fortalecem a tese para o impeachment de Dilma. O partido considera também que a Justiça Eleitoral precisa ter o sentido de urgência e julgar com celeridade os processos que investigam o uso de dinheiro da corrução para a eleição da chapa Dilma-Michel Temer.
“É preciso ter muita prudência e cuidado para não entrar no jogo de defender um lado ou outro, pois ambos fazem uma disputa política e partidária. Além disso, vários envolvidos em esquemas da (Operação) Lava Jato estão nessa comissão”, avaliou Aliel. O deputado integrante da comissão adiantou ainda que a REDE aguardará o prazo de defesa de Dilma para só depois disso o partido se posicionar sobre o impeachment.
Aliel considerou ainda que o momento é extremamente grave e que vai se reunir diversas vezes para tomar essa decisão, sempre em conjunto com a bancada na Casa. “não seremos oportunistas e nem omisso nessa discussão. É preciso coerência e responsabilidade sem entrar na discussão de forma polarizada”, avaliou o deputado.
Um dos deputados mais jovens
Com apenas 27 anos, o deputado Aliel Machado é um dos mais jovens parlamentares da atual legislatura da Câmara. Natural de Ponta Grossa (PR), ele também foi o candidato mais votado da história da cidade para esse cargo, nas eleições de 2014. Antes disso, militou durante o ensino médio na UJS (União da Juventude Socialista) e também foi o mais jovem presidente da Câmara Municipal, em 2012, quando também vereador.
Em seu primeiro mandato no Legislativo federal, Aliel já tem uma participação bastante ativa em Brasília. Na Casa, é integrante de várias frentes e comissões. Nessa relação, destacam-se a Comissão de Educação. Além disso, também ocupa o posto de um dos coordenadores das frentes parlamentares mistas em Defesa da Petrobras e em Defesa da Juventude.
Rede Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário