Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 29 de março de 2016

"Wellington viabiliza nova rodada de oficinas para modernizar Câmaras Municipais de Mato Grosso"

A oficina "Portal Modelo" é oferecida pelo Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, e busca integrar as casas legislativas do país.  Vinte e nove técnicos e assessores de 16 câmaras municipais de Mato Grosso começaram hoje (28.03) a oficina de “Portal Modelo” oferecido pelo Interlegis – programa executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, para a modernização, integração e cooperação das casas legislativas em todo o Brasil.  A oficina foi viabilizada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) e está sendo realizada em Sinop, região Norte do Estado, numa parceria entre o Senado Federal, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara Municipal do município. O programa oferece a possibilidade de criação de sites personalizados para as câmaras municipais. A oficina é coordenada pelo técnico do Senado, Adalberto Vieira.


A partir de quarta-feira, os técnicos e assessores das câmaras participam também da oficina “Sistema de Apoio ao Processo Legislativo”, coordenado pelo técnico do Senado, Rodrigo Luz.

Criado há 18 anos, o Interlegis ainda oferece a possibilidade para as casas legislativas de armazenamento de dados no datacenter, a identificação adequada das casas legislativas (domínio “.leg”) e automação do processo legislativo.

“Tudo isso transformou o Interlegis no maior programa de modernização do Legislativo na América do Sul”, lembra o senador Wellington Fagundes, que já havia viabilizado a realização de oficinas do Interlegis no ano passado, para outras 14 câmaras municipais. Ele lembra que muitos legislativos municipais não contam nem mesmo com um site, e a criação dessa ferramenta possibilita mais transparência e interação entre parlamentares e a população. “O objetivo é reduzir a exclusão digital no legislativo dos municípios”, diz.

Em Mato Grosso, pelo menos 40 câmaras municipais estão fora da rede mundial de computadores.

Palestras - Ainda dentro da programação Interlegis em Sinop, na sexta-feira (1º) serão realizadas várias palestras, com a participação do senador Wellington Fagundes, que falará sobre o plano de concessão de rodovias. Já sobre infraestrutura de transportes, vai falar o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Helder Rebouças. A consultora legislativa Liliane Galvão Colares palestrará sobre o escoamento da safra agrícola e Dalva Dutra, coordenadora do Interlegis, sobre transparência no Legislativo.

As palestras começam às 09 horas, na Câmara Municipal de Sinop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos