
No cenário do combate ao câncer infantil e juvenil, a força do trabalho voluntário é fundamental. Nas instituições cadastradas pelo Instituto Ronald McDonald, atuam regularmente centenas de voluntários e durante a campanha McDia Feliz, esse número chega a 30 mil.
Para as crianças e adolescentes que passam pelo processo de tratamento contra o câncer, ter um voluntário para lhes contar histórias, brincar, ensinar música e artesanato faz toda a diferença. As mães dos pacientes muitas vezes não têm familiares ou amigos nas cidades onde se instalaram para o tratamento dos filhos. Assim, os voluntários se tornam suas famílias, além de serem fontes inesgotáveis de estímulos e otimismo.
O trabalho voluntário, segundo a Declaração Universal do Voluntariado de 1990, pode ser realizado por qualquer pessoa e reserva ao homem, mulher e criança o direito de se associar, independente de raça, religião, condição física, social ou econômica.
De acordo com a Lei Federal do Voluntariado, de 1998, o trabalho voluntário é aquela atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
Seja um voluntário, contribua para uma sociedade melhor e ganhe a maior recompensa de todas: a melhor versão de você mesmo.
*Sonia Toledo – Voluntária há 9 anos na Casa Ronald McDonald Moema (SP), ex-Coordenadora de Voluntariado do local e atualmente voluntária na brinquedoteca da Casa, além disso, é voluntária no GRAAC há 20 anos.
Equipe Yod Comunicação Integrada
(65) 9987-3230 / 3231 / 9983-4274
Nenhum comentário:
Postar um comentário