Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 26 de abril de 2016

"Conceito de multi-family office chega ao mercado de Mato Grosso"

O mercado financeiro passa por um momento de transformação em que pessoas muito ricas – os milionários – estão migrando para escritórios familiares a fim de alinharem as suas vidas econômicas e fugir da distância das grandes instituições. Cansados de bancos privados e empresas de corretores de valores, esses detentores de grandes fortunas buscam um modelo de relacionamento mais duradouro, aprofundado, exclusivo e de previsibilidade no atendimento. Isto, é claro, sem perder de vista um resultado eficaz. Pois, com o alerta de instabilidade financeira no mercado doméstico, confiança se tornou a palavra-chave nessa jornada. No país, o segmento de gestão de patrimônios abrigou R$ 74,6 bilhões de ativos sob gestão em 2015, representando um crescimento de 17,3% em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA). O destaque fica por conta da região Centro-Oeste, que mesmo com uma participação pequena no segmento (0,4%), tem registrado aumento no volume sob gestão, com R$ 326 milhões.


Fruto desta nova demanda de mercado, a empresa Tutors trouxe para Mato Grosso o conceito de multi-family offices – os gestores independentes de grandes fortunas.

“A cultura familiar alicerça valores que, quando compartilhados, formam a base de sua família, podendo continuar por gerações. União, tradição, legado, segurança e qualidade de vida são os principais valores dos quais cuidamos e proporcionamos aos nossos clientes”, pontua Ronan Grings, único profissional de Mato Grosso certificado pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) – órgão de representação e auto regulação do mercado – que criou o Certificado de Gestores Anbima (CGA).

De aconselhamento à gestão de patrimônio, o multi-family office também apresenta serviços que têm como alicerce aspectos jurídicos (societário, tributário, sucessório), financeiros (rendas, contas, investimentos, poupanças, previdência, imóveis, filantropia), definição de estratégia e controle das operações (monitoramento de carteiras e reavaliação periódica). A ideia é de ensinar, de orientar e de proteger o patrimônio de cada cliente.

Embora possa parecer que a oferta do serviço seja semelhante a dos chamados private banks, os multi-family offices têm larga diferença. “Enquanto um gerente de Private atende de 150 a 220 clientes, um family officer atende – no máximo – 10 clientes. Além disso, ele apresenta maior precisão, imparcialidade e independência para sugerir o que for melhor para a família atendida”, esclarece Grings.

Por meio de relatórios mensais – e acessíveis em todos os momentos – o multi-family officer atua, assim como um tutor. Ou seja, um facilitador que auxilia no processo de aprendizagem e zela pelas metas traçadas por seus clientes, tendo sempre em vista as mudanças geracionais de cada família e mantendo um canal de comunicação regular entre os seus membros. “Compreender a dinâmica familiar é planejar com sucesso”, define o CGA.

ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário