Governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande receberam oficialmente a doação de área de 800 mil metros quadrados no Jardim Chapéu do Sol, onde será instalado o primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso, a sede da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). No entorno desta área já está em construção o Campus da Universidade Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e também será instalado o novo Fórum da Comarca de Várzea Grande.
“Estamos dando um grande passo para potencializar toda uma vasta região envolvendo Várzea Grande e também Cuiabá já que começa a sair dali uma interligação com a capital de Mato Grosso”, disse o governador Pedro Taques (PSDB), que não esteve presente à solenidade de doação, mas conversou antes com a prefeita Lucimar Campos (DEM).
O governador acrescentou que um parque tecnológico com instituições de ensino como a UFMT e a Unemat sinalizam para uma inovação na definição de políticas de desenvolvimento econômico não apenas voltadas para o agronegócio, mas também para a industrialização.
Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores, geram benefícios econômicos e para a comunidade.
O Serviço Notorial e Registral do Distrito de Capão Grande fez a lavratura da escritura de doação do empresário Juarez Ductievicz para o município de Várzea Grande e este o fez então para o governo do Estado.
O empresário disse que em 1989 adquiriu áreas na localidade e desde 2007 faz doações em busca de levar o desenvolvimento para aquele lado da cidade e cobrou mais parceria do governo do Estado e da Prefeitura de Várzea Grande.
“Estamos fazendo nossa parte de tirar do papel este importante investimento que alia tecnologia para fomentar o desenvolvimento, a geração de emprego e renda para a sociedade transformando nossa cidade num polo educacional e tecnológico”, disse a prefeita Lucimar Campos.
A prefeita sinalizou estar recebendo diariamente a procura de interessados em investir na área para instalarem empresas que buscam aliar o desenvolvimento de novas tecnologias com os ensinamentos que serão ministrados nas várias unidades de ensino instaladas na área ou no entorno dela.
“Pelo menos uma universidade particular de ponta já mantém conversações conosco demonstrando interesse em fazer parte deste Parque Tecnológico, que será fundamental no desenvolvimento de Mato Grosso, que por ser um Estado iminentemente agrícola procura constantemente novos avanços para melhorar a produtividade e também novos ramos para ampliar sua base produtiva e industrial”.
A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo Marques de Souza explicou que na década de 90 começaram a serem instalados diversos Parques Tecnológicos em todo o mundo e o resultado foi a potencialização de diversas atividades econômicas de interesse mútuo.
secom vg
Nenhum comentário:
Postar um comentário