A Câmara dos Deputados realiza na sexta-feira (29), a partir das 14h30, mais uma edição do programa Pequenos Hackers. Desta vez, crianças de 10 a 12 anos vão poder experimentar noções de cidadania e de programação de computadores de uma maneira simples e divertida. Para participar, basta que a criança grave um vídeo de até 1 minuto, respondendo a seguinte pergunta: o que a democracia tem a ver com tecnologia?
Os vídeos foram enviados até ontem (24) para o site do laboratório hacker no Facebook, ou compartilhados no Twitter ou no Instagram com a hashtag #pequenoshackers. Os autores dos 10 vídeos mais curtidos serão escolhidos e poderão participar do programa.
Um dos responsáveis pelo evento, Diego Cavalcanti Cunha explicou que as crianças vão trabalhar com a lógica de programação de uma maneira visual. “São dois sites que a gente vai apresentar, um é chamado de CodeStudio, que tem uma série de lições, e o outro é uma plataforma para fazer joguinhos, que se chama Scratch”, disse.
Segundo ele, nos dois casos será possível entender o raciocínio usado na programação sem precisar entrar na linguagem propriamente dita. “Elas vão conseguir executar os comandos de maneira visual”, completou.
Cunha explicou ainda que as crianças também serão apresentadas a um jogo de perguntas e repostas sobreo funcionamento da Câmara dos Deputados, como uma forma de interligar conhecimentos de cidadania e atuação legislativa com noções de computação.
No ano passado, o evento foi chamado de "Pequenos Hackers, Cidadãos do Futuro" e contou com a participação de crianças entre 6 e 10 anos, que foram apresentadas a dispositivos tecnológicos que trabalham conectividade e circuitos de forma lúdica.
O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados existe desde 2013 e tem como principal objetivo desenvolver aplicativos e softwares ligados à atividade parlamentar. O laboratório também desenvolve periodicamente eventos ligados à educação.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Mônica Thaty
Nenhum comentário:
Postar um comentário