Jordão conta que haverá entrega das áreas do embarque doméstico e internacional do aeroporto na próxima semana. “O desembarque e o estacionamento já foram entregues e nós vamos fazer a entrega com funcionamento inclusive de duas pontes instaladas”, relatou. O diretor também afirma que a entrega da totalidade das obras no terminal deve acontecer em dezembro deste ano. “Não temos restrição orçamentária para essa obra, então nós fazemos a gestão direta junto ao governo”, completou.
Caro demais – Wellington também se mostrou preocupado com os altos preços dos combustíveis para aeronaves em Mato Grosso. Na região de Cuiabá, o preço do produto é o mais caro do país – e um dos mais altos do mundo, à frente de Recife, Manaus, Guarulhos e Brasília.
Em resposta, o consultor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Victor Celestino, atribui as altas taxas a quatro fatores: “a formação do preço pela Petrobras, que já é mais alto que no exterior; o ICMS de combustível, que tem uma grande diferença em relação aos outros Estados; o diferencial tarifário, que é o preço que se paga para levar o combustível produzido fora de Mato Grosso até o Estado; e o adicional tarifário, que o aeroporto cobra para a empresa que abastece poder operar no terminal”, explanou.
Wellington Fagundes, que relata a política pública a ser avaliada pela comissão neste ano (sobre o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional), questionou Victor sobre o que poderia ser feito, no âmbito do Parlamento, do Governo e das próprias associações, para que esse cenário seja revertido.
“Em primeiro lugar acreditamos muito que essa política do ICMS precisa ser resolvida, criando uma alíquota máxima, a nível nacional, de 12%. O segundo aspecto é realmente a revisão deste preço, desta paridade de importação do preço do combustível, que pode ser feita por conta da Petrobras. E por último, uma política de maior concorrência no próprio aeroporto, de ter mais de uma distribuidora de combustível”, respondeu o consultor.
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário