Não é demasiado repetir que “o trabalho em equipe é o combustível que permite pessoas comuns obterem resultados incomuns”. E foi justamente essa a motivação durante os mais de três anos que fiquei na Secretaria Municipal de Educação (SME): eu sabia que com pessoas certas nos lugares certos, os resultados positivos viriam.
Quando substituímos o desânimo pelo empenho, o resultado veio no formato de mais 3 mil vagas na Educação Infantil, de 14 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e cerca de 100 obras a mais, em ampliação e construção de escolas.
Não se tratam apenas de obras, de paredes de concreto. São os espaços que vão emoldurar a memória das crianças. São símbolos da confiança de pais e mães que precisam deixar seus filhos em um local adequado e seguro enquanto trabalham. São espaços de desenvolvimento e formação de pessoas.
Foi pensando nisso que voltamos o nosso empenho para fazer com que esses espaços ocupassem as melhores lembranças dos adultos de amanhã. Isso é apenas um tijolinho na grande parede da educação.
Aprendi que empenho é melhor que desânimo, mas não estou satisfeito. A qualidade da educação é fundamental. E isso vai muito além da gestão. Aplicar recursos de forma correta, buscando sempre o melhor resultado que se pode obter é o mínimo.
Gilberto Figueiredo é ex-secretário de Educação de Cuiabá e ex-diretor Regional do Senai-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário