
Na reunião foram debatidas sobre conceito, teorias, legislações que servem para o efetivo exercício e atribuições no funcionamento do Conselho no município. Além da articulação intersetorial com reuniões junto ao Poder Legislativo Municipal, representantes do Ministério Público Estadual, do Judiciário, Comitê Gestor do Programa do Governo Federal "Crack, é possível vencer" (através do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas), Educadores, profissionais da Saúde e Assistência Social, as reuniões servem para fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas além de direcionar as ações para a prevenção sendo o público alvo crianças e adolescentes.
A secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins disse que é importante discutir sobre a prevenção e controle do uso e abuso de drogas, por meio de ações e plano de enfrentamento, com criações de conselhos e que promovam de fato a aplicação de políticas públicas de combate às drogas com foco na educação, prevenção, proteção e reinserção do indivíduo na sociedade.
“A recomposição do Conselho Municipal de Política sobre Drogas vai integrar diversos órgãos que trabalham com a problemática no município, no cumprimento de implementação de metas das políticas públicas no fortalecimento das ações de Várzea Grande no enfrentamento às drogas. Com isso, vai possibilitar a busca de recursos para o desenvolvimento das atividades e ações do Conselho”, disse Kathe.
O Projeto Redes, como é mais conhecido, é desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundação Oswaldo Cruz. A Fundação Oswaldo Cruz selecionou articuladores no município com o objetivo de fomentar a integração intersetorial entre as entidades envolvidas no fortalecimento de ações de combate às drogas na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário