
Em março, a Comissão realizou um encontro com alguns profissionais da Saúde, para discutir sobre o distúrbio. Na ocasião, a psicopedagoga Maria Masarela Marques dos Passos, pertencente ao grupo “Dislexia sem Fronteira MT”, foi a palestrante e falou sobre o que é a dislexia, como as pessoas com o distúrbio enfrentam o problema e como é possível tratar.
A profissional destacou que a responsabilidade acaba recaindo a quem ensina, como os professores, porém pela falta de qualificação muitos alunos acabam abandonando os estudos.
Masarela disse que a dislexia passa longe de ser preguiça por parte da criança, uma simples falta de atenção ou ainda má alfabetização. Ela também salientou que vale a pena informar principalmente aos familiares, é de que o disléxico não tem problema mental, e geralmente possui um Quociente de Inteligência normal ou acima, como na maioria dos casos.
O deputado Wilson Santos ressalta a importância da discussão e alerta que o tema deve ser debatido pela sociedade de uma forma natural.
Para se ter uma ideia, basta saber que algumas personalidades que tiveram destaque eram ou são disléxicos, dentre eles, Pablo Picasso, Albert Einstein, George Washington, Steven Spielberg, John Lennon, Tom Cruise, Keanu Reeves, Dercy Gonçalves e muitos outros que se destacaram não apenas no mundo artístico, mas também empresarial, como o dono da rede McDonald's, Ray Kroc.
O 1° Simpósio será realizado no próximo dia 30, às 18h30 no Teatro Cerrado – Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Para quem tiver interesse em participar do evento pode confirmar presença nos telefones; (65) 3313-6387 ou 3313-6386 ou pelo e-mail: dep.wilsonsantos@gmail.com. Como forma de inscrição, o evento também apoia a campanha “Doe 1 Litro de Leite”. O objetivo é arrecadar um número significativo de leite pra instituições sem fins lucrativos.
Assessoria de Gabinete
Nenhum comentário:
Postar um comentário