Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 9 de junho de 2016

"OAB-MT apoia Mobilização Nacional em Defesa do Suas"

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), juntamente com outras entidades representativas da sociedade e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) participaram, na manhã desta quarta-feira (8) da “Mobilização Nacional em Defesa do Suas, Retrocesso Não”, realizado simultaneamente em diversas cidades do país. O objetivo da mobilização é a defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e exigir a recriação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que foi fundido com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tendo em vista que a mudança pode impactar na vida dos usuários da rede sócio-assistencial e até dos municípios, devido à transferência da gestão de alguns programas sociais e até ao corte de beneficiários. Somente em Cuiabá, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Bolsa Família que, com a reforma ministerial, pode ser reduzido e gerenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Representada pelo vice-presidente, Flávio Ferreira, a OAB-MT tem participado de vários encontros onde se discutem o fortalecimento do Suas. “A Ordem tem a responsabilidade de apoiar os movimentos sociais discutindo os graves problemas do país, pois se tratam de recursos oriundos de tributos e que já não vinham sendo aplicados corretamente. Agora, com a extinção do MDS, a tendência é piorar o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, idosos, indígenas, população de rua, enfim, todos aqueles que já vivem em situação de abandono”, destacou.

Também faz parte da pauta de mobilização a exigência do fortalecimento do Suas e da manutenção do financiamento da Polícia de Assistência Social pela União, Estados e Municípios, cujos repasses não vem ocorrendo. Na Capital, o atraso já soma aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Ferreira ressalta que é necessário que a sociedade se mobiliza contra a extinção do MDS, a exemplo do que aconteceu recentemente, quando após as manifestações da classe artística-cultural, o presidente em exercício Michel Temer voltou atrás e recriou o Ministério da Cultura.

“E se a Cultura necessita de uma pasta ministerial, imagine a Assistência Social, que cuida da sobrevivência de pessoas que vivem em situação de miserabilidade?”, questionou o vice-presidente da OAB-MT.

Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário