Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 23 de junho de 2016

"Supremo acata denúncia contra Eduardo Cunha sobre contas na Suíça"

Em sessão nesta quarta-feira (22), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, por unanimidade, denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o deputado  Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Inquérito 4146. Ele é acusado da suposta prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e falsidade ideológica para fins eleitorais. Cunha alega inocência.
Segundo a denúncia, o parlamentar teria recebido vantagem indevida oriunda da compra pela Petrobras de um campo petrolífero no Benim (África) e mantido os recursos de forma oculta em contas bancárias na Suíça. O STF entendeu existirem indícios suficientes de materialidade e autoria na peça acusatória para que Cunha responda a ação penal sobre os fatos.
No último dia 14, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar recomendou a cassação do mandato de Cunha, sob a acusação de ter mentido em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, ao dizer que não tinha contas no exterior. O parecer pela cassação ainda será votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Defesa
Em entrevista coletiva na terça-feira (21), Cunha voltou a dizer que não mentiu à CPI. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (22) por sua assessoria, Cunha afirma que respeita a decisão do STF e diz confiar que, ao fim do julgamento do mérito, será absolvido. Ele lamenta o fato de os argumentos da sua defesa não terem sido aceitos, e volta a ressaltar que o truste mantido por ele no exterior não pode ser confundido com conta bancária.
Da Redação/JPJ
Com informações do STF

Nenhum comentário:

Postar um comentário