Foram convidados para a audiência Josaphat Paranhos de Azevedo Filho, diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária; Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal; Antônio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes; e Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
“Precisamos obter esclarecimentos sobre a vigilância sanitária animal brasileira e tratar dos elementos que contribuam para superar essa situação que se abateu sobre a cadeia produtiva de produtos de origem animal, implicando enormes prejuízos à economia brasileira e pondo em risco milhares de empregos por todo o país” – defendeu o senador republicano.
Em Mato Grosso, a instabilidade provocada pela Operação Carne Fraca já fez com que 7 frigoríficos dessem férias coletivas aos funcionários. Além da JBS e do Minerva Foods, a Marfrig e a mato-grossense Frialto entraram em processo de “pausa” para “encontrar equilíbrio”. Segundo o setor frigorífico, o consumo somente no mercado brasileiro caiu entre 15% e 20% desde a divulgação da ação da Polícia Federal.
Os efeitos da operação Carne Fraca já foram debatidos no Senado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta última com foco nos efeitos da crise sobre o emprego no setor.
A audiência pública poderá contar com a participação popular por meio do Portal e-Cidadania, que pode ser acessado nos seguintes endereços: http://bit.ly/audienciainterativa ou www.senado.gov.br/ecidadania ou pelo Alô Senado, 0800-61221. O evento terá a transmissão pela TV Senado.
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário