Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 11 de abril de 2017

"A pedido de Wellington, Senado debate crise da carne após operação da PF"

Em Mato Grosso, instabilidade já fez com que sete frigoríficos dessem férias coletivas a funcionários. A vigilância sanitária e a crise relacionada à produção de carne serão tema de audiência pública interativa na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), nesta quarta-feira, 12, a partir das 14 horas. A audiência foi solicitada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT). Segundo ele, Mato Grosso é um dos Estados mais prejudicados com a Operação Carne Fraca, realizada com objetivo de desmontar supostos esquemas de liberação de licenças e fiscalizações irregulares em frigoríficos do país.
Foram convidados para a audiência Josaphat Paranhos de Azevedo Filho, diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária; Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal; Antônio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes; e Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
“Precisamos obter esclarecimentos sobre a vigilância sanitária animal brasileira e tratar dos elementos que contribuam para superar essa situação que se abateu sobre a cadeia produtiva de produtos de origem animal, implicando enormes prejuízos à economia brasileira e pondo em risco milhares de empregos por todo o país” – defendeu o senador republicano.
Em Mato Grosso, a instabilidade provocada pela Operação Carne Fraca já fez com que 7 frigoríficos dessem férias coletivas aos funcionários. Além da JBS e do Minerva Foods, a Marfrig e a mato-grossense Frialto entraram em processo de “pausa” para “encontrar equilíbrio”. Segundo o setor frigorífico, o consumo somente no mercado brasileiro caiu entre 15% e 20% desde a divulgação da ação da Polícia Federal.
Os efeitos da operação Carne Fraca já foram debatidos no Senado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta última com foco nos efeitos da crise sobre o emprego no setor.
A audiência pública poderá contar com a participação popular por meio do Portal e-Cidadania, que pode ser acessado nos seguintes endereços: http://bit.ly/audienciainterativa ou www.senado.gov.br/ecidadania ou pelo Alô Senado, 0800-61221. O evento terá a transmissão pela TV Senado.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário