

As oficinas de teatro da Escola em Tempo Ampliado (ETA) da Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) “Gonçalo Domingos de Campos - Caic” e “Dirce Leite” têm demonstrado experiências exitosas de progresso no ensino das artes teatrais. Os alunos destas unidades já se profissionalizaram e estão realizando apresentações em outras unidades escolares. Os alunos, nestes dias que antecedem a Páscoa, se apresentaram com a oficina de teatro, Paixão de Cristo, para cerca de 980 alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O ETA foi implantado em Várzea Grande em outubro de 2015, e atualmente atende 9 unidades escolares, onde já é notório melhor desempenho escolar e comportamental, além de nova perspectiva de vida para os alunos destas unidades. As oficinas possibilitam o desenvolvimento de habilidades e talentos no universo infanto-juvenil e o acesso à arte e cultura.
A oficina de teatro da EMEB “Dirce Leite” fez apresentação da peça “O palhaço e a Páscoa”, nos Centros Municipais de Educação Infantil “Mariana Rodrigues, bairro Mappim e no CMEI “Isabel Pinto Campos”, bairro 24 de dezembro. As crianças ficaram encantadas com a encenação e também participaram de alguns momentos da peça teatral. Já a EMEB pioneira na implantação do projeto “Gonçalo Domingos de Campos – Caic”, apresentou a peça sobre a “Paixão de Cristo”, na EMEB “Faustino Antônio da Silva” e ainda nos períodos matutino e vespertino da própria unidade escolar.
De acordo com secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, os alunos integrantes do projeto estão mostrando resultados superiores aos de crianças que saem da escola após a aula. “Uma das grandes vantagens do ETA, é a melhora da qualidade do ensino. Quando a criança fica na escola, faz o dever de casa com o acompanhamento do professor, quem está ao lado dessa criança consegue identificar melhor quais são as dificuldades desse aluno e, naquele momento, a criança reforça o aprendizado. Também é uma vantagem para a família, que sabe que o filho está sendo cuidado, que está tendo atividades diferenciadas. Esse pai/mãe não precisa tirar a criança da escola para isso, o que poupa bastante tempo. Além disso, o projeto afasta o risco de a criança se envolver com drogas, de estar em má companhia, e tira da ociosidade, ocupando o tempo com o aprendizado diário”, explica.
O secretário enfatiza ainda que o objetivo do projeto é que a escola vá além das atividades desenvolvidas em sala. “A concepção de educação integral é o município investindo na formação integral do ser humano. Historicamente, a escola privilegiou apenas a dimensão cognitiva da formação do ser e a educação integral vem para reforçar a importância de que a escola invista na educação do ser como um todo. Quando falamos de educação integral é, não só uma jornada ampliada, mas também uma concepção que pressupõe o desenvolvimento integral do ser, ou seja: dimensão cognitiva, dimensão motora, afetiva, artística, estética, filosófica e histórica. Isso pressupõe compreender que o ser humano é um ser global, ele não é fragmentado”.
Várzea Grande está investindo no projeto com a finalidade de estender a mais unidades e que contemple os filhos das classes trabalhadoras de uma forma mais ampla. Uma forma, inclusive, de reduzir evasão, reprovação e o abandono escolar. “O ETA não foi criado e implantado só para tirar as crianças da rua, o foco é o desenvolvimento integral desse estudante, mas é também uma forma de auxiliar as mães trabalhadoras que não têm com quem deixar os filhos. Com a implantação de uma educação como essa, oferecemos, além de uma educação de qualidade, uma tranquilidade a estas mães que sabem onde os filhos estão, enquanto elas trabalham”, ressalta.
Cláudia Joséh
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário