Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 13 de abril de 2017

"Prefeita participa de posse dos novos membros do Conselho da Criança e do Adolescente"

Pellentesque erat arcuA prefeita Lucimar Sacre de Campos participou nesta quarta-feira (12), da Reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A reunião teve como objetivo dar posse aos membros representantes do segmento governamental titulares e suplentes que compõem o Conselho. Ao todo integra o Conselho 40 membros, 20 titulares e 20 suplentes para o biênio 2017/2020. A renovação dos representantes do segmento não governamental se dará no 2º semestre deste ano. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social.

Ao dar boas vindas aos novos conselheiros, a prefeita Lucimar Sacre de Campos pediu apoio e empenho de todos os membros para colocar em prática o Plano de Proteção ao Direito das Crianças e Adolescentes. “O Plano Municipal também prevê a supervisão do cofinanciamento de políticas públicas e acompanhamento da Rede de Serviços Socioassistenciais. Precisamos que toda sociedade acompanhe e incentive as ações em prol deste segmento e que possamos despertar nas famílias e sociedade o sentimento de dever de proteção de nossas crianças e adolescentes. O Conselho que é formado pela sociedade e poder público, juntos lutam pela efetivação dos direitos e proteção integral da pessoa em desenvolvimento instituído por lei específica”, destacou a prefeita na solenidade.

Para a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, o Conselho é “um importante espaço de controle social, com a participação do executivo e da sociedade civil que tomam decisões em conjunto na construção de políticas públicas para as crianças e adolescentes. Parcerias com as entidades permitem o desenvolvimento de Programas de Proteção e Atenção Básica das Famílias, além de oportunidade aos moradores que enfrentam qualquer tipo de desigualdade, na oferta de programas de atenção as crianças”, frisou.

O atual presidente do Conselho, Leandro Momente, destacou que um dos objetivos que consta no Regime Interno do Conselho é difundir junto a sociedade local a concepção de criança e adolescente como sujeitos de direitos, e cada membro deve zelar pela efetivação da proteção integral. Para a Administração Pública Municipal proteger esse segmento é prioridade e deve constar no orçamento público o desenvolvimento de ações protetivas. Estabelecer critérios, estratégias e meios de fiscalização das ações governamentais e não governamentais também é deliberação do Conselho”.

Os representantes da sociedade civil junto ao Conselho terão mandato de dois anos, permitida uma reeleição consecutiva, e os representantes do governo terão mandatos condicionados à permanência à frente das Pastas respectivas. O Conselho se reunirá na periodicidade de no mínimo, 01 vez ao mês. A estrutura é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário, comissões temáticas e/ou intersetoriais, plenária, secretária executiva e técnicos de apoio.

Claudia Joséh
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário