Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 12 de abril de 2017

"Projeto Net Escola leva internet WI-FI a mais de 50% dos alunos do município de Cuiabá "

Aproximadamente 25 mil alunos da rede municipal de Educação, cerca 50% do total matriculado, terão acesso gratuito a internet para modernizar os conteúdos pedagógicos voltados ao ensino e aprendizado. Essa é a proposta da ramificação do projeto Conecta Cuiabá, neste caso, direcionado à educação intitulado Net Escola. O projeto foi lançado, nesta terça-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro ao assinar o Termo de Cooperação com o grupo América Móvil, composto pelas empresas NET, Claro e Embratel. O grupo irá disponibilizar a 82 unidades escolares, entre Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) e Creche Municipal, dois pontos de acesso à internet WI-FI banda larga, além de dois pontos de TV a cabo com sinal HD ou digital, tudo a custo zero para os cofres públicos.

A parceria entre o grupo e o poder Executivo ocorre em 30 municípios de dez Estados do Brasil e, diante disso, o gerente-geral de Operações da Net, Daniel Lacreta, destacou o empenho da atual administração em aderir ao projeto na capital.

“Conseguimos trazer esse projeto, que existe desde 2011, à Cuiabá. Isso mostra o quanto à empresa e a gestão se preocupam com o investimento tecnológico, principalmente, voltado à Educação. Isso vai facilitar o aprendizado dos alunos e a aplicação em ferramentas de trabalhos”, ressaltou.

A aquisição do serviço segue a proposta da atual administração de estabelecer o conceito de Smart Cities ou Cidades Inteligentes que visa utilizar a tecnologia para dinamizar os serviços públicos.

A proposta vai ao encontro de algumas propostas da pasta de Educação como a capacitação tecnológica do uso da lousa digital. Nessa perspectiva, o prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou que o projeto vai estar ligado diretamente à valorização do servidor profissional de Educação.

“Vamos levar em conta os nossos professores. Educadores que cuidam das nossas crianças porque eles precisam estar capacitados e preparados para lhe dar com as tecnologias. Não podemos deixar de fora a humanização e a valorização do servidor público”, disse o prefeito ao mencionar as 14 unidades educacionais com tablets, 37 com laboratórios de informática e 159 com lousas digitais.

Também faz parte do projeto à capacitação de pelo menos 70% dos professores, qual já ocorre na Educação do município. A NET em parceria com o Instituto Crescer e a Secretaria de Municipal de Educação ficarão a cargo do gerenciamento dos cursos voltado ao uso tecnológico na rede de ensino.

Conecta Cuiabá

O programa voltado para área de Educação, segundo o prefeito, faz parte da 2ª etapa do projeto Conecta Cuiabá, o qual oferece gratuitamente o sinal de WI-FI na Orla do Porto com 14 pontos de acesso espalhados ao longo da orla cuiabana.

Na oportunidade, o gestor também anunciou já está programando a 3ª etapa do projeto que irá levar internet a outros pontos públicos como o Parque Okamura, o Parque Mãe Bonifácia e os terminais de ônibus do CPA I e III.

RUAN CUNHA
FOTO: Jorge Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário