Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

domingo, 16 de abril de 2017

"Sim" lidera no referendo da Turquia: 51,5% a 48,5% "

Türkei Referendum Wahllokal in Istanbul Präsident Erdogan (Reuters/M. Sezer)Emissoras de TV turcas afirmam que "sim" tem 51,5% dos votos, contra 48,5% do "não", o que significa vitória para Erdogan. Pouco mais de 96% dos votos foram contados. Participação dos eleitores é de 86%. O "sim" lidera a contagem de votos do referendo na Turquia, noticiaram neste domingo (16/04) emissoras de televisão e sites de notícias locais após o fechamento das urnas, mas a diferença está caindo desde o início da apuração.
Segundo a emissora CNN Türk, o "sim" recebia 51,5% dos votos, contra 48,5% do "não", contados pouco mais de 96% dos votos. A agência de notícias estatal Anadolu divulgou resultado semelhante. Os números não são oficiais.
Já a comissão eleitoral divulgou um resultado diferente: com 68,2% dos votos apurados, o "sim" liderava com 53,5%, e o "não" alcançava 46,5%.
O "não" venceu nas três maiores cidades da Turquia: Istambul, Ancara (capital) e Izmir, onde a apuração está quase concluída.
Se o resultado atual se confirmar, o referendo será uma grande vitória para o presidente Recep Tayyip Erdogan, que busca ampliar os poderes do cargo.
O principal partido da oposição, o CHP, já anunciou que vai pedir a recontagem de 60% dos votos, após relatos de que haveria um grande número de cédulas sem carimbos oficiais.
Os turcos foram chamados a dar sua opinião sobre as mudanças constitucionais que introduzem o sistema presidencialista no país. Segundo a emissora Haberturk, a participação dos eleitores foi de 86%.
AS/afp/rtr

Nenhum comentário:

Postar um comentário