Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quarta-feira, 10 de maio de 2017

"NOBRES: Município fecha ciclo de trabalhos e saneamento básico pode ter plano consolidado já."

A apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Nobres para Nobres acontece no dia 12 de maio. Com início em 2015, instituído através do Decreto n.º 061/2015, de 30 de setembro de 2015, de lá para cá ocorreram mobilizações em setores urbano e rural até que se chegasse ao estágio atual, com a realização da Conferência Pública marcada para o dia 12 de maio, em curso, a partir das 09:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nobres. Recentemente, em 12 de abril, a equipe de engenheiros do PMSB apresentou um resumo do diagnóstico e do prognóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Nobres. Na oportunidade, a atual secretária municipal de Educação, Edilman Conceição Rondon e a assistente social Josimari Silva Pereira, estiveram na UFMT representando Nobres, quando conheceram, na apresentação e discussão, algumas das prioridades impostas para a finalização do plano. A criação e manutenção do aterro sanitário e as alternativas para provimento de água potável integram o rol de exigências prioritárias.

O prefeito Leocir Hanel, com pouco mais de quatro meses de gestão, já conhece o plano e vem dando todo respaldo para que a sua conclusão e entrega seja de forma positiva, com a participação popular e de seus representantes no Parlamento municipal, autoridades diversas, diretores de escolas, alunos, enfim, toda a comunidade municipal.

A apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Nobres para Nobres acontece no dia 12 de maio, nas dependências da Câmara Municipal, e a partir de então se tornará um instrumento de relevância para a implantação de políticas públicas direcionadas para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais.

De acordo com os gerenciadores do PMSB, via técnicos da UFMT, o plano que será apresentado e entregue em Nobres contém as prioridades dos municípios em cada período de quatro anos, levantados pela equipe formada por uma centena de técnicos a partir de informações dos moradores do município e de observação (“in loco”) de engenheiros e assistentes sociais.

Essas avaliações e estudos decorrem da instituição de dois comitês municipais, o Executivo e o de Coordenação, e através de ações elaboradas é que se chegou a um prognóstico que se tornará vigente e de parâmetros para a distribuição de metas a cada quatro anos para se buscar resolver os problemas de saneamento básico em um prazo de 20 anos.

Para Fabiano José da Silva, membro do Comitê de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico, as ações que foram desenvolvidas necessitam do maior respaldo possível da comunidade municipal porque trata-se de um plano estratégico com vistas as próximas duas décadas e deu trabalho chegar até aqui.

“Acredito que todos doaram um pouco de seu tempo para que o município pudesse receber o plano sem ressalvas e que se tornará referência para o futuro do saneamento básico em nosso município”, avalia Fabiano Silva.

ASCOM/PMNBS (D. Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário