Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 8 de maio de 2017

"Prefeitura entrega Casa Barão com a participação do Iphan nacional"

A prefeitura de Cuiabá entregou neste sábado (06) a restauração da Casa Barão, onde funcionam o Instituto Histórico e Geográfico e a Academia Mato-grossense de Letras. Além do prefeito Emanuel Pinheiro, e dos titulares das pastas que atuaram diretamente na revitalização, Zito Adrien, Secretaria de Planejamento e Renato Anselmo Vilela, Secretaria de Cultura Esportes e Turismo o evento contou com as presenças da Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN) Katia Bogéa e do Diretor do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas Robson Antônio de Almeida. Após quase três anos fechada para as obras de revitalização, a Casa Barão reabriu suas portas em uma noite de muita emoção para o prefeito Emanuel Pinheiro e para as presidentes do Instituto Histórico e geográfico Elizabeth Madureira Siqueira e Marilia Beatriz Figueiredo Leite da Academia Mato-grossense de Letras. As duas presidentes, agradeceram o empenho da Prefeitura de Cuiabá e do apoio das duas secretarias quem em conjunto realizaram um grande trabalho.

Em seu discurso, o prefeito fez questão de reforçar que a sua gestão veio para destravar as burocracias que impedem a realização de obras como essa, que beneficiam a população cuiabana e principalmente a nossa cultura. Ele também assegurou para a presidente nacional do Iphan que até 2019, estará entregando as 15 obras restantes do PAC Cidades Historias. E ainda deu as boas vindas a ela citando alguns nomes de cuiabanos ilustres que contribuíram para história desse país, dentre os quais, o francês naturalizado cuiabano, o Almirante Augusto João Manuel Leverger (Barão de Melgaço), Dom Aquino Corrêa e Candido Mariano da Silva Rondon.

“E com muito orgulho e emoção que eu prefeito, apaixonado por Cuiabá, estou aqui nesta noite memorável para a cultura cuiabana, entregando a restauração de uma casa que é um ícone de representativa entre as demais que ainda serão entregues. Fico muito feliz que em apenas cento e poucos dias de gestão conseguimos realizar este feito que estava parado há alguns anos. E este foi o ‘ponta pé’ inicial, para tornar o centro histórico de Cuiabá mais atrativo e lindo como a nossa Capital dos 300 anos merece. Para isso, não pouparemos esforços até inaugurarmos todas as obras do Pac Cidades históricas”, frisou prefeito.

A presidente Elisabeth Madureira Siqueira abriu os discursos, enfatizando como é importante para ela ter aquele espaço devolvido aos estudiosos e escritores daquele lugar. Lembrou também o trabalho realizado pelo ex-presidente João Carlos Vicente Ferreira. E também a alegria de receber de volta a Cada Barão pelas mãos do prefeito Emanuel. Em reconhecimento a presidente entregou a ele uma medalha.

“Só tenho a agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro e a toda sua equipe pelo brilhante trabalho realizado por aqui. E entrego esta medalha para que ela seja símbolo dos 300 anos e que possamos distribuir mais medalhas, como essa aos que trabalham em prol da nossa cuiabania”, disse Elizabeth.

Já Marilia Beatriz Figueiredo Leite, primeiramente reforçou as palavras que a presidente Elizabeth, abordou em seu discurso incisivo. Revelando que durante esse tempo que a casa permaneceu fechada, em nenhum momento as reuniões com os acadêmicos deixaram de acontecer.

“Fizemos reuniões em todos os lugares, de Padaria a um espaço dentro de uma TV local, nunca perdi as esperanças que ainda na minha gestão a casa ainda voltaria para nos e para sociedade cuiabana. Mas o que mais me emocionou quando vi a obra pronta foi quando entrei nesta sala aqui ao lado e contemplei meu pai, Gervásio Leite, sendo homenageado com tanta delicadeza e requinte. Ali entendi este comprometimento humanizado que prefeito Emanuel Pinheiro tanto fala. Muito obrigada prefeito!” ressaltou Marilia.

Para a presidente do Iphan, Katia Bogéa, que a cerca de 30 anos está à frente do órgão, esta visita serviu para estreitar os laços entre Cuiabá e o instituto, que a partir de agora entende a força e necessidade da restauração desses patrimônios para a cidade.

“Estava em Brasília, quando recebi o convite do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de planejamento Zito Adrien, para que pudesse estar aqui hoje, e está sendo para mim uma honra prestigiar esse momento tão importante para vocês. Quero aqui reforça ao prefeito que esta é a primeira de muitas outras parcerias que o Iphan pretende desenvolver junto a Cuiabá. E espero estar com vocês, se possível, comemorando a entrega de cada obra, como também nas comemorações dos 300 anos da capital. Coloco aqui o Iphan sempre de portas abertas para que juntos possamos realizar muito outros feitos a favor da cultura nacional”. Assegurou Katia.

Para os secretários Renato Anselmo Vilela e Zito Adrien essa parceria serviu para demonstrar como a união e o trabalho em conjunto traz grandes resultados para o coletivo. E que sem medir esforços foi possível devolver a Casa dentro dos moldes ansiados pelas duas instituições que ali, funcionam.

“Hoje é um dia muito importante para nossa secretaria. Conseguimos realizar um sonho, almejado pelas duas presidentes. Viemos aqui nos empenhamos e agora é só comemorar”, disse Renato.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, estive em Brasília para conseguir realizar o que esta acontecendo hoje aqui. Estamos muito orgulhos de ter a presidente do Iphan e o diretor do Pac Cidades Históricas aqui presente, sem contar a alegria das presidentes e de todos os membros que fazem parte desta casa que é pura riqueza histórica”, completou Zito.

O evento também contou com a presença do Deputado Federal Valtenir Pereira.

PAC Cidades Históricas

A restauração da Casa Barão de Melgaço está dentro do Projeto ‘PAC Cidades Históricas’. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) uma iniciativa do governo federal sob a coordenação do Ministério do Planejamento que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país. Cuiabá foi à única cidade do Estado a entrar no projeto, e o valor calculado de todas as obras seria de R$ 10,49 milhões, que irão ainda beneficiar o MISC – Museu da Imagem e do Som, o Casarão de Bem Bem, o Casarão Irmã Dulce, entre outros, além da Praça da Mandioca e da Escadaria do Beco Alto.

ALESSANDRA BARBOSA
Foto Tchélo Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário