Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 27 de junho de 2017

"Conservadores formam governo com partido norte-irlandês"

Theresa May e a líder do Partido Unionista Democrático (DUP), Arlene Foster (Reuters/S. Wermuth)Após revés eleitoral, premiê britânica anuncia acordo com ultraconservador DUP para obter maioria no Parlamento. Em retorno, May promete 1 bilhão de libras adicionais à Irlanda do Norte. Pacto é alvo de críticas. O Partido Conservador, da primeira-ministra britânica, Theresa May, fechou nesta segunda-feira (26/06) um acordo de governo com o Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte. O pacto foi selado pouco mais de duas semanas depois do revés eleitoral sofrido pelos conservadores.
O acordo não equivale a uma coalizão formal, mas significa que os 318 parlamentares conservadores, que perderam a maioria no Parlamento britânico, de 650 assentos, contarão com o apoio dos dez deputados da legenda ultraconservadora norte-irlandesa em votações cruciais.
Como parte do compromisso, o governo de May prometeu um financiamento adicional à Irlanda do Norte a fim de fortalecer sua economia, investindo em áreas como infraestrutura, saúde e educação. O pacote inclui 1 bilhão de libras (cerca de 4,2 bilhões de reais) ao longo de dois anos, além dos 500 milhões de libras anteriormente anunciados.
O acordo foi assinado na manhã desta segunda-feira por líderes de ambas as legendas, incluindo os parlamentares Gavin Williamson, do Partido Conservador, e Jeffrey Donaldson, do DUP, reunidos na residência oficial da premiê britânica, em Downing Street.
A líder do Partido Unionista Democrático, Arlene Foster, declarou que o objetivo do acordo é "favorecer o interesse nacional" e promover um governo "estável" num momento crucial para o Reino Unido, que negocia sua saída da União Europeia (UE), o chamado Brexit.
May, por sua vez, defendeu que o pacto "permitirá [que os dois partidos] trabalhem juntos no interesse de todo o Reino Unido, fornecerá a certeza necessária ao se deixar a União Europeia e ajudará a construir uma sociedade mais forte e mais justa".
Críticas à aliança
Líderes da Escócia e do País de Gales, bem como da oposição trabalhista, rechaçaram o acordo, alegando que ele vai enfraquecer – ao invés de fortalecer – os laços que unem o Reino Unido por investir dinheiro em uma de suas regiões às custas das outras.
O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, opinou que o pacto pode atender ao desejo de May de permanecer no poder, mas fará pouco pelo país. "De onde vem o dinheiro para o acordo? Todas as regiões do Reino Unido receberão esse mesmo financiamento adicional muito necessário que a Irlanda do Norte obterá como parte do acordo?", questionou o líder oposicionista.
Outros críticos, incluindo membros do Partido Conservador, posicionavam-se contra uma aliança com os unionistas por conta de algumas posições polêmicas do partido norte-irlandês, como sua oposição ao casamento homossexual e ao aborto.
A primeira sessão parlamentar após a assinatura do acordo deve ocorrer na próxima quinta-feira, quando a Câmara dos Comuns analisará o programa legislativo do governo para os próximos dois anos, que inclui um grande número de leis sobre o Brexit.
O Partido Conservador sofreu um revés nas eleições gerais de 8 de junho no Reino Unido, quando acabou perdendo a maioria absoluta no Parlamento. Ao formar um pacto de apoio com o DUP, a legenda de May soma ao menos 328 assentos, pouco mais que os 326 necessários para alcançar a maioria.
EK/dpa/rtr/ap/efe/lusa/ots

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos