Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 29 de junho de 2017

"Prefeitura realiza estudo para conferir indenização à família de paciente vítima de erro médico"

Imagem inline 1A Prefeitura de Cuiabá está realizando um estudo para conferir uma indenização especial à família do paciente que foi vítima de um erro médico, durante um procedimento cirúrgico realizado no Pronto Socorro da Capital. A determinação partiu do prefeito Emanuel Pinheiro, que constatou ser inconcebível o município se abster de sua responsabilidade mediante a grave falha. Para o gestor, os trâmites judiciais já estão sendo esmiuçados, a fim de encontrar uma solução adequada e prática, que vá ao encontro da viúva e de sua filha de apenas sete anos.

“Eu estou desesperadamente buscando um meio judicial para atender esta família que hoje está órfã, devido à amputação da perna equivocada de seu patriarca. E é inconcebível ter que aguardar por 10 anos para que uma resposta a esta terrível fatalidade seja genuinamente empregada. Este homem estava dentro do Pronto Socorro, sob a tutela do município e sob a minha responsabilidade ele faleceu. Não podemos nos esquivar destas circunstâncias, buscando meios ou desculpas que nos isentem do nosso papel. E ainda que eu não possa devolver a vida a este senhor, aquilo que está ao meu alcance já está sendo feito. O sonho daquele pai e marido, em garantir o sustento dos seus, será honrado, esta é a minha obrigação. E com este espírito da humanização que nós vamos impactar a nossa cidade, consolidando uma sociedade mais justa, igualitária, em que nos preocupemos mais uns com os outros”, afirmou.

Por se tratar de um caso atípico e inquestionável, a Procuradoria Geral do Município (PGM) está buscando na legislação todas as possibilidades e alternativas para que a situação possa ser conduzida de maneira legal e responsável, respeitando também o delicado contexto em que a família se encontra. Com dois procuradores específicos debruçados sobre a questão, o município visa dar celeridade à conjuntura, minimizando o sofrimento da viúva e de sua filha, conforme relatou o procurador-geral, Nestor Fidelis.

“Estamos diante de uma questão excepcional, onde uma falha médica gravíssima do município interrompeu a vida de um cidadão desta terra. E por esta natureza, a PGM está cuidadosamente avaliando, analisando e planejando todas as alternativas cabíveis. Nosso objetivo é dimensionar esta fatalidade, não criando também precedentes em casos que não possuem os mesmos sensíveis critérios. Estuda-se a probabilidade de desenvolvermos um projeto de lei que autorize o prefeito Emanuel Pinheiro a conferir a indenização, dado à singularidade dos acontecimentos. A Procuradoria está dedicada a encontrar a melhor forma de amparar esta família, que sofre com a inesperada falta de seu pai, esposo e provedor da casa”, concluiu.

Entenda o caso

O paciente M.A.M (46) deu entrada na sala Vermelha do HPSMC em 29 de maio, encaminhado de outra unidade hospitalar, já em estado gravíssimo, após uma parada cardiorrespiratória.

Tratava-se de um paciente hipertenso, diabético, renal crônico e vasculopata grave. Em 03 de junho, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Pronto Socorro, após uma avaliação do cirurgião vascular, com proposta de amputação do membro inferior direito. A análise do prontuário indicou que durante o ato cirúrgico, realizado no dia 14 do mesmo mês, o especialista teria identificado uma nova lesão no membro inferior esquerdo, e optado pela amputação deste membro e um desbridamento (“limpeza”) do membro inferior direito.

Dois dias após o procedimento houve uma piora do quadro infeccioso e então foi realizada uma nova amputação no membro inferior direito. Devido ao estado grave em que o paciente se encontrava, o mesmo foi a óbito em 18 de junho, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital.

Diante da falha constatada, a Secretaria Municipal de Saúde e a administração do Pronto Socorro Municipal já tomaram uma serie de providências, entre elas o afastamento do servidor até que o caso seja melhor elucidado. A Prefeitura de Cuiabá também encaminhou uma cópia do prontuário médico à Comissão de Ética do Hospital e aos demais órgãos competentes para apuração dos fatos.

RAFAELA GOMES CAETANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos