A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.

A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 2.368 - Sala 104 Bosque da Saúde - Cuiabá-MT - 78050-000 comercial@expovarejo.com.br | Fone: (65) 3057-5200

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

quarta-feira, 28 de junho de 2017

"Produtores de leite de Livramento visitam municípios do Sul do Estado e trocam experiências"

20 produtores de leite de Nossa Senhora do Livramento, município situado a 32 km da capital, Cuiabá, visitaram no ultimo final de semana, as cidades de Rondonópolis, Jaciara e Juscimeira. As visitas aconteceram durante os dias (24 e 25) e serviu para que pequenos produtores de leite livramentenses trocassem experiências com produtores da região Sul do Estado. Os produtores do setor buscam conjuntamente, a eficiência diante das tecnologias visando o aumento da produtividade leiteira, tanto por área quanto por animal.

Esse intercâmbio faz parte do projeto “Nosso Leite”, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/MT, em parceria com a prefeitura de Livramento, e expandido há mais de três anos pela secretaria de Desenvolvimento Rural do município.

Durante o encontro os produtores participaram de visitas técnicas e palestras sobre: gestão da propriedade, controle sanitário, aprendizado na aplicação de técnicas de conservação do solo e plantio de campineiras e forrageiras.

No sábado a visita se deu na região do Rio Brilhante, em Jaciara, no sítio Felicidade de propriedade do senhor Alexandre. Depois o grupo foi convidado a direcionar até a Estância Dallas, propriedade de Elton, na região de Grota Vermelha, município de Juscimeira.

No segundo dia (domingo), os produtores visitaram os sítios Bacurizal e Campo Limpo, cujo proprietário é o senhor Jeferson, já no município de Rondonópolis. Em Rondonópolis também se deu a continuidade das visitas, desta vez na região de Carimã, mas propriamente no sítio Nova Esperança, de propriedade de Edilson.

De acordo com o técnico e cooperador com o projeto em Livramento, José Carlos da Silva, a missão disso é conhecer melhorias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no município papa banana, porém o foco central do projeto é a mudança de pensamentos e visão do produtor local. “Queremos mostrar que é possível o pequeno tirador de leite se transformar no empresário do leite”, destacou.

Para José, isso será possível somente quando o produtor começar a enxergar sua pequena ou média propriedade como uma pequena ou média empresa. “Não importa o tamanho da propriedade e se ele tira 20 ou 30 litros de leite. Diante de novas técnicas ele será capaz de ter lucratividade com empresário/produto.”

O projeto tem cunho social, “pois com pequenas mudanças de manejos nas propriedades evitaremos que pais e filhos abandonem o campo e façam frente às periferias das grandes cidades, como Cuiabá e Várzea Grande”, completou José.

Vale ressaltar, que o projeto lançado em 2013 vem recebendo grande adesão dos produtores livramentenses. Tanto é que em outubro deste ano, já está marcado para acontecer no município papa banana o 3º Encontro da Cadeia Produtiva do Leite na região. Na ocasião serão oferecidas diversas atividades com objetivo de melhorar e incrementar a produção leiteira.

“Nessa nova etapa iremos analisar o que conseguimos galgar com o projeto, desde melhoria das pastagens, das instalações e melhoramento genético do rebanho”, concluiu o gestor do projeto em Livramento, Aureliano da Cunha Pinheiro.

Elizeu Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário