Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

"Bezerra lamenta naufrágio no Xingu e critica decisão do Senado"

Resultado de imagem para dep carlos bezerraO deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) lamentou a tragédia ocorrida ontem à noite no rio Xingu, no sudoeste do Pará, quando um barco naufragou com 70 pessoas a bordo. “Trata-se, na verdade, de mais uma tragédia anunciada.”, comentou. A indignação do deputado se deve ao fato de que, em maio deste ano, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado votou pela rejeição e arquivamento de projeto de lei de Bezerra (PLC-71/2016), que torna obrigatório o uso do colete salva-vidas por passageiro e tripulante de embarcação fluvial aberta. “Foi uma decisão equivocada pelo Senado”, comentou. Equipes do corpo de bombeiros de Altamira e de Belém estão na região do naufrágio fazendo buscas. Os bombeiros informaram que, ao todo, cerca de setenta pessoas estariam no barco que afundou. Vinte e cinco foram resgatadas e sete morreram.

“Vivo de perto a realidade de um Estado, o meu Mato Grosso. O trânsito fluvial na região costuma ser intenso e tenho essa medida como absolutamente acertada, pelo benefício da segurança que trará.”, disse Bezerra.

Só na Amazônia, a quantidade anual de passageiros assim transportados pode ultrapassar os seis milhões, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq.

O levantamento da Antaq considera apenas o deslocamento longitudinal, podendo ultrapassar os 14 milhões se incluídas as travessias, isto é, o percurso entre margens.

Cerca de 90% das embarcações da região amazônica, segundo estimativas, transitam sem licença da Capitania dos Portos. Seja pelo trajeto curto, seja pela banalidade do uso do transporte aquaviário, as pessoas tendem a neutralizar o perigo, observa o deputado.

Apesar de algum desconforto que pode causar, o deputado Carlos Bezerra acredita que só o uso obrigatório do colete pode evitar o pânico, dar aos tripulantes condições de organizar o salvamento e resgate, poupar vidas. “O que está em discussão resume-se a uma única palavra: segurança!”, disse Bezerra, na apresentação do PL em 2016.

Por Arlindo Teixeira Jr. com Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos