Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 19 de agosto de 2017

"Deputado articula permanência de zona eleitoral em Ribeirão Cascalheira"

Por determinação do TSE, a princípio, as zonas eleitorais passariam por uma rezoneamento, de extinção ou remanejamento, a partir de uma reavaliação do número de eleitores. O deputado Adalto de Freitas (SD) articulou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a permanência da 53ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, localizada no município de Ribeirão Cascalheira. Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a princípio, as zonas eleitorais passariam por uma rezoneamento, de extinção ou remanejamento, a partir de uma reavaliação do número de eleitores por localidades. Entretanto, após um estudo feito por uma comissão interna, e a manifestação de representantes locais, o tribunal aprovou a permanência das zonas eleitorais, aguardando somente agora ser homologada pela Corte Superior.

Para o deputado é uma grande vitória para a população de Cascalheira, considerando que o ato eleitoral é um dos principais meios de expressão de democracia. Neste contexto, está inserida a importância do processo eletivo a fim de engendrar mudanças por força do voto, construindo um país mais soberano, democrático, justo”, constatou Adalto de Freitas.

O corregedor regional eleitoral de Mato Grosso, desembargador Pedro Sakamoto, afirmou que as ZEs, mesmo não atingindo o percentual mínimo de eleitores exigido pelo normativo para a sua manutenção, devem ser mantidas em municípios com peculiaridades que as exijam presentes – assentamentos, aldeias indígenas e situados a uma distância considerável de outras sedes cartorárias, que justificam suas permanências mesmo não e alcançando o mínimo de eleitores, avalia.

Por ADRIANE RANGEL/ Assessoria de Gabinete
Deputado Adalto de Freitas (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário