Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas de reciclagem, conferir exposição do Instituto Memória contando a história do Poder Legislativo e acompanhar palestras. A Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, é a contemplada com o projeto Educação Legislativa em Movimento, promovido pela Assembleia Legislativa. A abertura aconteceu na noite de quinta-feira (10), com trabalhos de oficinas e palestras dos organizadores. Esta é a sexta etapa do projeto, que já passou por escolas dos municípios de Araputanga, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cuiabá e Distrito da Guia. Na abertura, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas de reciclagem com a equipe do programa Ambientação da ALMT e mostras de material do Instituto Memória que contam a história do Poder Legislativo. Ainda na primeira parte do evento, os alunos ouviram explicações de plantio de mudas de árvores nativas, com orientadores do projeto.
“Nossa proposta é entrar na escola realizando oficinas e conversar com os alunos, com realização de palestras de diversos temas escolhidos”, explica o coordenador da Escola do Legislativo, Thales Roder.
Para a realização da sexta etapa do projeto, a Mesa Diretora fez um estudo no município de Várzea Grande e indicou a Escola Adalgisa de Barros. “A escolha dessa escola se baseou na indicação da Mesa Diretora. Quando iniciamos os trabalhos do projeto, os alunos ficam apreensivos querendo saber qual a mensagem que a Assembleia vai oferecer a eles. É uma interação de alunos e palestrantes. A função desse projeto é reaproximar a comunidade da Assembleia”, completa Roder.
A escola recebe alunos de 47 bairros de Várzea Grande, totalizando cerca de 1.700 estudantes, em três turnos diários. Para o diretor da “Adalgisa de Barros”, Ricardo Luís de Moura, é importante que a comunidade fique sabendo sobre os trabalhos desenvolvidos pela Assembleia, e essa é uma chance para observar esses afazeres.
“Ter conhecimento e saber como a Assembleia elabora as leis para melhorar a vida dos cidadãos é muito importante. Eles têm ainda a oportunidade de conhecer a função da Assembleia na vida deles futuramente”, destaca Moura.
Os alunos demonstraram muito interesse durante a abertura. A estudante Natália Godoi Silva, que participou da oficina de reciclagem e das palestras, destacou as palestras. “Foram muito boas essas palestras. Depois dessa participação, eu tenho outra visão de como é a Assembleia”, falou ela.
No processo de reciclagem elaborado pelo Ambientação, são apresentadas técnicas para preservar o meio ambiente, através de geração de riquezas, a partir da reciclagem de materiais como o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. "Esta reciclagem contribui para a diminuir da poluição do solo, da água e do ar. Gostei e vou praticar em casa algumas reciclagens", revelou a estudante Maria Clara Conceição.
O incentivo aos alunos, por meio de palestras e atividades culturais, foi citado pelo palestrante Gabriel Guilherme, que falou sobre o tema “Jovens líderes como parte da solução”. Para ele, o fato de levar informações e dicas de como participar da política pode levar os estudantes a terem um interesse maior no futuro.
Na opinião do palestrante, “ao analisar o panorama histórico, vamos ver que a juventude sempre esteve na vanguarda da sociedade lutando pelos direitos ou em defesa dos nossos direitos”, completou ele.
“A ideia é despertar novamente o espírito de liderança para que nossos jovens sejam protagonistas dos caminhos da nossa política. Quando começamos a falar na nossa palestra da interação do jovem na política, sentimos interesse dos participantes, isso é fundamental”, conta Gabriel.
Conforme o cronograma divulgado pela Escola do Legislativo, para hoje (11) estão previstas oficinas, mostras e palestras, com os seguintes temas: “De Bem com a Vida”, "Jovens líderes como parte da solução”, “Constituição de 1824”, “Assembleia Legislativa da Província à atual Democracia Participativa”, “Vocação”, “Competências da Redação e Matemática voltados para o Enem” e “Formação ou Potencialização do Grêmio Estudantil” e a cerimônia de encerramento.
Por JOSÉ LUÍS LARANJA / Secretaria de Comunicação
(Foto: JLSiqueira/ALMT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário