O que parecia que ia virar sucata no pátio da Secretaria Municipal de Obras teve um novo destino, um jeep, capota de aço, modelo Toyota Bandeirantes, que se encontrava abandonado por gestões anteriores, foi recuperado e já está pronto para as atividades que desempenhará. A Prefeitura de Nobres, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está lançando o Programa “Guardiões do Cerrado”, que visa estabelecer uma série de ações voltadas para o aprimoramento técnico no que se refere à guarda do patrimônio natural, com abrangência sobre o uso regular e adequado do “voucher” a partir de fiscalização regular dentro de um conjunto de medidas que visa fortalecer o turismo e melhorar a conceituação de sustentabilidade.O secretário municipal de Turismo e Cultura concedeu entrevista exclusiva para a Coluna “Ping-Pong” do Blog Correio de MT e falou sobre mais essa conquista do trade turístico.
Confira:
BLOG CORREIO DE MT: Secretário, o senhor tem procurado trabalhar em parceria com as demais pastas e com a iniciativa privada. O senhor poderia nos contar como surgiu o Projeto Guardião do Serrado e de onde também a Prefeitura adquiriu esse Jeep para esse projeto?
DANIEL MARTINS: Guardião do Serrado é um projeto do Governo Municipal que vai ser executado através da Secretaria de Turismo e Cultura e é o principio de um projeto bem maior, que em conversas com o prefeito Leocir sobre as formas de fiscalização nos atrativos e quanto é importante o voucher para o Município, foi quando surgiu a possibilidade de criar um projeto que unisse e agregasse as Secretarias de Turismo e a Tributos e foi aí que nasceu o Guardião do Serrado.
BLOG CORREIO DE MT: O Projeto Guardião do Serrado será mais um meio de fiscalização do Município no trade turístico?
DANIEL MARTINS: A arrecadação do Município é um dos gargalos a serem vencidos , que é não só fazer a fiscalização, mas para que os próprios turistas possam se sentir protegidos é necessário essa fiscalização em cima do Voucher único e tínhamos a necessidade de um carro que pudesse atender essa demanda. E para realizar essas atividades precisávamos de um carro robusto que pudesse chegar em todos os atrativos e de uma forma simpática pudesse estar presente no ambiente turístico para somar com a Nobres receptiva que somos e diante disso essa Toyota Bandeirantes foi revitalizada e destinada para o uso de ações conjuntas entre as Secretarias Municipais de Tributos e Turismo e Cultura.
BLOG CORREIO DE MT: Pode se dizer que a Prefeitura evitou que um patrimônio municipal virasse sucata?
DANIEL MARTINS: Há vários anos essa Toyota Bandeirantes estava parada na Secretária de Obras e foi feito um levantamento e descobriu-se que era fácil para coloca-la em funcionamento novamente e aí está pronta para o serviço e ela é do ano de 1993,foi toda reformada, adesivada com o tema do Guardiões do Serrado, que vai ser para a prefeitura levar em parques de exposições, para estar atendendo a Secretaria de Turismo como também atender a Secretaria de Tributos nos finais de semana fazendo a fiscalização dos vouchers.
BLOG CORREIO DE MT: Qual o sentimento que você, como secretário de Turismo e Cultura tem?
DANIEL MARTINS: Estamos orgulhosos dessa Toyota ter caído em nossas mãos e nós teremos em breve um instituto de memória e os bens patrimoniais que a Prefeitura tem , devem ser zelados para que não virem sucatas, pois foram adquiridos com dinheiro do povo e por isso devem e tem que ser respeitado.
BLOG CORREIO DE MT: Pode-se dizer que algum gestor anterior é culpado pelo abandono deste veículo?
DANIEL MARTINS: Não sei o que aconteceu em gestões anteriores, mas o que importa, é que nós conseguimos encontrar essa Bandeirantes hoje e ela representa o carinho e o cuidado que nós que pertencemos a essa gestão temos com a população e esse é o nosso trabalho cuidar o que é do povo para o povo. E essa Toyota em funcionamento é o símbolo do respeito dessa gestão com aquilo que é público.
BLOG CORREIO DE MT: A partir de agora como será feita a fiscalização nos atrativos?
DANIEL MARTINS: Tudo é e será feito de forma preventiva. Não adianta a gente começar a fazer uma fiscalização, sem antes fazer uma pré sensibilização e desde e o início ano nós reativamos o Conselho de Turismo e diante de tudo isso criamos esse projeto.
BLOG CORREIO DE MT: Considerações finais
DANIEL MARTINS: Quero agradecer a direção do Blog Correio de MT por mais essa oportunidade de podermos estar falando sobre o turismo Nos próximos 15 dias está chegando a sinalização turística de todo o trade e explicando a Lei do Voucher e como funciona e depois tudo isto feito, aí sim vem o Guardião do Serrado fazendo essa fiscalização e essa manutenção e toda vez que você quiser cobrar alguma coisa, você tem que fazer a sua parte e nós estamos fazendo a nossa, que é regular o Turismo e usar ou visitar atrativos turísticos sem voucher é crime ambiental.
Marcos Lopes “Batoré”/ Blog Correio de MT com Informações da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário