Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

"Artistas e ativistas protestam contra liberação de reserva na Amazônia para mineração"

Artistas, ativistas e representantes dos povos indígenas protestaram nesta terça-feira (12), no Congresso Nacional, contra o decreto do presidente Michel Temer que liberou a exploração da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na Amazônia, para mineração privada. Eles fazem parte do movimento “342 Amazônia” e entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, documento com mais de dois milhões de assinaturas pedindo a suspensão do decreto.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ato em favor da Amazônia
Grupo defende a suspensão do decreto presidencial que liberou a mineração na Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca)
O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) defendeu a derrubada do decreto e afirmou que o governo tem promovido retrocessos ambientais. “O documento que extinguiu a reserva do cobre criou uma comoção nacional e, felizmente, fez o Brasil acordar para as enormes ameaças que há contra o meio ambiente aqui na Câmara, no Senado”, declarou. “O povo, por meio dessas assinaturas, vêm dizer ao governo e ao Congresso: ‘Parem com os ataques ao meio ambiente, aos povos indígenas e à saúde humana’”, completou.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Márcio Astrini, a sociedade não vai tolerar atrasos na área ambiental. “Existe um exército que se formou nas ruas. A Amazônia é de todos, e somos todos pela Amazônia”, argumentou.
Além do decreto do Executivo, o movimento quer barrar a aprovação do substitutivo do deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) ao projeto que flexibiliza a regras de licenciamento ambiental (PL 3729/04 e apensados). O texto aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
Negociação
Rodrigo Maia ressaltou que o objetivo de todos é preservar a Amazônia, mas que há diferentes pontos de vista de como fazer isso. O presidente da Câmara reconheceu que o decreto que libera a mineração na Renca precisa ser mais discutido com a sociedade.

“Há muita informação truncada. O licenciamento ambiental está sendo negociado e vai avançar por meio de acordo. Ninguém aqui está querendo sair matando a Floresta Amazônica, mas a questão da Renca é complexa”, comentou. “Um decreto como esse, que gera tanta polêmica, poderia ter sido mais bem explicado pelo governo. Sempre que você começa perdendo a batalha da comunicação, depois perde as condições de defender [a medida]”, acrescentou Maia.

Reserva mineral
O deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP) defendeu a manutenção do decreto do Executivo. Segundo ele, a Renca é uma reserva não ambiental, o que justifica a exploração da região.

“Trata-se de uma reserva mineral, que pode, sim, ser explorada de forma responsável, obedecendo à legislação ambiental. A Amazônia preservada também se faz explorando as suas riquezas”, sustentou.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos