Cuiabá Humanizada

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)
Endereço RUA CAFELÂNDIA, 434 Bairro: LA SALLE RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Campanha Nacional de Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos
SES realiza campanha "Setembro Verde" para captar doadores de órgãos

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso criou um aplicativo inovador para ajudar os cidadãos MT

Prefeitura de Cuiabá - Mutirão da Conciliação Fiscal

terça-feira, 26 de setembro de 2017

"EXCELÊNCIA EM COMPETITIVIDADE: “Premiação é uma injeção de entusiasmo, e mostra que estamos no rumo certo”, diz Confúcio Moura"

Fundado em fevereiro de 2008, o Centro de Liderança Pública (CLP) é uma entidade respeitada, apartidária, com a missão de transformar a cultura na gestão pública e empoderar líderes para o Brasil. Pela primeira vez concede a Rondônia o primeiro lugar no Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas, oferecendo visibilidade nacional à gestão estadual. Rondônia “desbancou estados poderosos da federação brasileira”, afirma o governador Confúcio Moura, que recebeu o prêmio na manhã de quarta-feira (20), em São Paulo, em ato bastante concorrido. Rondônia concorreu com mais de 100 iniciativas de gestão pública com o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES) e Infovia, foi à final com outras quatro propostas e saiu vencedor. A consagração de uma gestão responsável não se resume ao prêmio. Rondônia, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados 2017, esta entre o seleto grupo de 9 regiões do Brasil que saltaram na melhora da nota obtida a partir da avaliação de indicadores que compõem 10 pilares: capital humano, segurança pública, solidez fiscal, educação, infraestrutura, eficiência da máquina, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, inovação e potencial de mercado. O estado saiu da 22ª posição para 17ª.
De que maneira o sr. recebeu o resultado da premiação ?
Confúcio Moura – Recebi com entusiasmo. Uma premiação é uma injeção de alegria e entusiasmo para a gente. Mostra que estamos no rumo certo, fazendo coisas notáveis, boas práticas. As iniciativas foram apreciadas por um seleto grupo de análise, uma banca examinadora que avaliou mais de 100 projetos apresentados por vários estados brasileiros, e tivemos dois projetos entre os seis melhores classificados. No final Rondônia venceu com o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), que planeja Rondônia até 2030, muito bem feito, um trabalho demorado e que será apreciado pela Assembleia Legislativa para transformar em politica de Estado, e outro espetacular, o Infovia, desenvolvido há 7 anos. Recebi a premiação da ex-presidente do BNDES, Maria Silvia Toledo Bastos, fiquei contente porque sou fã dela, tive essa glória de receber de suas mãos o prêmio.
O que significa a premiação para Rondônia, governador?
Confúcio Moura – Para nós é muito importante. Rondônia é um estado pequeno, da Amazônia, e poder desbancar estados poderosos da federação mostra que estamos trabalhando direito e envaidecendo e respeitando a população do estado.O PDES é uma proposta de médio e longo prazo, com 28 programas e 157 projetos. O sr. acredita que os próximos gestores de Rondônia poderão segui-lo como política de Estado?
Confúcio Moura – Os governadores terão grande liberdade de ajuste a seu estilo, seus compromissos de campanha, mas sendo emenda constitucional vai respeitar os eixos, podendo fazer pequenas alterações. Mas eu considero muito difícil revogar um plano dessa natureza porque foi muito pensado em tudo que Rondônia precisa fazer para ser um estado poderoso no futuro; e qualquer governador de boa fé vai dar segmento e agradecer esses estudos, que não foram feitos a toque de caixa, teve o Ministério da Integração como financiador e contratação de empresa de consultoria de notório saber, com a realização de uma série de audiências públicas em vários municípios do estado, consagrando a participação popular no processo de formatação do PDES.
O senhor é um gestor preocupado com ajuste das contas, com o equilíbrio fiscal. O planejamento é instrumento fundamental para Rondônia?
Confúcio Moura – Sem planejamento o estado entra em desordem absoluta, o caos. De modo que é preciso fazer a tarefa bem feita para conseguir escrever o plano, executar e entregar. Esse planejamento bem executado e respeitado há de transformar Rondônia em um dos Estados mais respeitados da federação brasileira.
Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino

Nenhum comentário:

Postar um comentário