Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

"NOBRES" Um paraíso maravilhoso e encantador para passeio turístico em família em Mato Grosso"

Tá lá no Aurélio: “nobre” vem do latim “nobile” e significa, entre outras coisas, “distinto, célebre, generoso, majestoso, excelente, sublime”. Não por acaso, a cidade de Nobres, no Mato Grosso, leva este nome – e no plural. Mérito da beleza impressionante das águas e da fauna que pode ser encontrada aqui, somente e exclusivamente em Nobres.A cidade recebe a visita freqüente de turistas nacionais e internacionais além dos regionais, vindos lá de longe para se encantar com as nossas próprias maravilhas que a gente, tão pertinho, ainda não descobriu. Inevitável comparar a beleza de Nobres com os atrativos de outros lugares aparentemente iguais. A riqueza da fauna aquática é impressionante em Nobres.
Em Nobres existem muitas áreas de desovas de peixes, o que faz com que seja relativamente fácil você encontrar peixinhos jovens, bem pequenos, nadando junto aos grandões. Atrativos turísticos para todos os gostos. São passeios de rios, contemplação, flutuações, cachoeiras, grutas.
Mas vamos ao que interessa…
Ah, muita coisa! Nobres é apaixonante, os passeios são diários, das 8h às 17h, a cidade hospitaleira e super amorosa. De passeios, existe o Balneário Estivado, a Lagoa Salobão, o Reino Encantado (nome merecidos), O Salto do Cutum, a Cachoeira da Serra Azul e a Lagoa das Araras (belíssima). Fora, ainda, atividades como o bóia-cross e rafting que você e sua família podem curtir com muita segurança e contemplação da natureza. Aquário Encantado: merece o nome. Literalmente, um aquário natural escondido entre as árvores, com as águas de um azul límpido (em função da presença forte de magnésio) e uma variedade de peixes impressionante. A idéia é mergulhar com snorkel e se deixar levar, boiando sobre a superfície e contemplando a beleza dos bichos nadando de lá para cá. A beleza, ali, é obra do conjunto: o azul cristalino das águas surpreende, e é realçado pelos peixes, pelo reflexo do verde da mata, pelos feixes de luz que entram pelas brechas das arvoras e pelo branco imaculado da areia ao fundo. Acho que mergulhar ali é o mais próximo possível do silêncio contemplativo de uma meditação. Os passeios são diários, das 8h às 17h. Atrações tradicionais, como a Cachoeira do Tombador e a Gruta da Cerquinha, estão fechadas por recomendação da Secretaria do Meio Ambiente (por questões de preservação e segurança). Os peixes são um espetáculo à parte. Grandes, coloridos, enormes. Uma aula de biodiversidade brasileira ao vivo. Tinha também Dourado, Pintado, peixe matogrossense (super popular nos aquários tradicionais), só que bem maior do que conhecemos, claro. E não estranhe se, durante o seu mergulho, você sentir pequenas beliscadas na ponta dos dedos: é um peixinho pequenininho chamado popularmente de “manicure” que gosta de ficar beliscando nossas unhas! Mas calma: não machuca e nem estraga, é só divertido mesmo! No Balneário Dona Máxima. Lindas corredeiras, rios, trilhas ecológicas. Recanto Ecológico da Lagoa Azul. Espaço usado para a recepção do atrativo e como restaurante. A Gruta Duto do Quebó ótimo para descer com bóia. Flutuação no Rio Salobra: fica ao lado do Aquário encantado. É um rio cuja água, ao contrário do nome, não tem nada de salobra, mas que rola uma leve correnteza. Então, a idéia ali é colocar o snorkel e deixar a água levar o corpo, flutuando ao longo do rio e deixando a água e a vida te levar. Tipo do passeio que, ao final, quem sai da água é só você – os problemas, estresses e preocupações ficaram lá atrás pelo caminho.
COMO CHEGAR A NOBRES:
Nobres fica a 150 quilômetros de Cuiabá, e a viagem até lá é um passeio maravilhoso. Isso porque existem duas opções de estradas para chegar lá: uma é a BR rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010), conhecida como ‘Estrada da Guia’, a BR 364. A outra opção, pelo Manso, a estrada já é bem asfaltada e, em alguns trechos, é possível ver o lindo paredão de pedra da Chapada dos Guimarães ao longe. Para quem pensa em ir de carro para Nobres, dá para pesquisar os preços – e fazer diretamente a reserva. Mas não adianta: o deslocamento dura em média duas horas. Mas se o tédio tomar conta na viagem, minha dica é exercitar seu olhar de viajante: é bem comum ver pés de manga, pequi, bocaiúva e caju nas margens da estrada (muitos carregados, inclusive). Experimente dar uma encostadinha no acostamento de vez em quando para pegar algumas frutas direto da árvore. Na Pousada Recanto Ecológico Lagoa Azul, na Vila Bom Jardim, em Nobres. A pousada é bem simpática, achei que essa pousada surpreende muito positivamente. A comida é gostosa (caseira, com algumas saladas e as sempre presentes opções de peixe e carne) e redes – providenciais – para embalar a sesta pós-almoço, altamente convidativa no calorzinho mato-grossense. Mas o melhor da pousada mesmo é a anfitriã: Dora, uma arara canindé com alma de cachorro. Isso porque ela vem até você, pede carinho, reclama se você não dá atenção e ainda tem roubar a sua comida (experimente andar por perto com um picolé, por exemplo). É mole? A pousada também organiza os passeios pela cidade. Preços e detalhes podem ser vistos com o dono, “seu” Vicente, um senhor muito gente boa.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:
Protetor solar: leve e passe, mas não antes de entrar na água, para evitar que a química do produto contamine a água; Repelente: absolutamente necessário, especialmente se você em época de chuvas, quando os mosquitos estão especialmente atiçados. Mas, assim como o protetor, leve a tiracolo e passe imediatamente assim que você sair da água (você vai sentir o porquê na pele) mas nunca antes de entrar na água. Machucados e cortes na pele: evite entrar na água se estiver com um machucado muito feio. Mas se já tiver formado aquelas “casquinhas”, sem problemas. Cuidado com os pés: instrução de praxe a todos que fazem o passeio: não coloque os pés no chão, em hipótese nenhuma. Primeira razão: porque ao fazer isso, você “levanta” a areia do fundo do rio e prejudica a visibilidade da água, uma vez que demora para ela assentar de novo. Segunda razão: você acaba interferindo em um eventual local de reposição de ovos de peixes ou comida para peixes pequenos.
Pousadas e Agências de Turismo:
Pousada Bom Jardim
Fones: +55 (65) 99689-7033
+55 (65) 3102-2018
Whatsapp: (65) 99989-7968
Email: contato@pousadabomjardim.com
Hostel Eloáh e Agência de Turismo
Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 268 - Jardim Glória, Nobres - MT, 78460-000
Telefone: (65) 3376-2147
Hotel Mangueiras
Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 1501 - Centro, Nobres - MT, 78460-000
Telefone: (65) 3376-1345
Agência e Pousada Serra Azul
Endereço: MT-241, 2035, Nobres - MT, 78460-000
Telefone: (65) 99993-6302
Hotel Portal Nobres
Endereço: 1354,, R. Mal. Rondon, 1256, Nobres - MT, 78460-000 Telefone: (65) 3376-2683
Pousada e Agência Rota das Águas - Bom Jardim
Endereço: MT-241, 67, Nobres - MT, 78460-000
Telefone: (65) 99238-5090

da Redação Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos