Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 24 de outubro de 2017

"Artigo: A qualidade passa pela valorização do professor, por Lúcia Vânia"

Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoNo mês em que se comemora o Dia do Professor devemos refletir sobre um dos assuntos mais importantes em pauta no País; as 20 metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), das quais cinco dizem respeito diretamente aos professores. No PNE, está claro que a melhoraria da qualidade do ensino passa, obrigatoriamente, pelos docentes, pelo aperfeiçoamento e valorização do professor. Eu, pessoalmente, acredito que o investimento no professor é um dos caminhos mais seguros para a mudança que queremos na Educação. Em cada sala de aula, em cada escola deste País, precisamos de profissionais comprometidos com a constante revisão da eficiência do processo de ensino-aprendizagem, bem formados e, principalmente, bem remunerados. Mas, infelizmente, o que deveria ser senso comum ainda é um plano, uma ideia que, embora expressa em Planos Nacionais e leis, não se tornou realidade. A apatia do Poder Público diante da contínua desvalorização dos profissionais da Educação ajuda a explicar os resultados negativos de nossos estudantes em exames internacionais. O desempenho dos alunos brasileiros na última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2016, foram piores do que os alcançados na edição anterior. Em ciências, nossa nota caiu de 405 para 401; em leitura, de 410 para 407 e, em matemática, de 391 para 377. A maioria dos estudantes obteve nota abaixo do nível mínimo: 56% em ciências; 50%, em leitura; e 70%, em matemática, o que levou o Brasil a ficar no 65° lugar entre as 70 nações submetidas às provas.
Embora alguns avanços tenham sido registrados no campo da Educação no Brasil nos últimos anos, como o aumento no número de matrículas e consequente melhora dos índices de escolarização, além da distribuição mais eficiente de material didático, um aspecto fundamental para o sucesso da Educação tem sido sistematicamente negligenciado, os professores. Se quisermos promover mudanças no nosso sistema de ensino, precisamos investir, principalmente, na formação e valorização dos docentes. Essa não é uma constatação recente. Desde o lançamento do PNE 2014-2024 já sabíamos que esse seria o caminho e a história de Cingapura, País que apresentou os melhores resultados no Pisa, corrobora com essa análise. Em meados dos anos 90, o País percebeu que os professores não eram respeitados e que, por isso, o número de estudantes que almejavam ser professores era cada vez menor. Perceberam, também, que sem bons mestres nas salas de aula seria impossível mudar a realidade da Educação no País. Decidiram atrair os melhores profissionais, equiparando os salários de professores aos de engenheiros e passaram a divulgar o trabalho desses profissionais. Anos depois, em uma pesquisa sobre qual profissão havia contribuído para a construção da nação, os professores apareceram em primeiro lugar. Os frutos dessa política de valorização dos professores Cingapura se colhem nos testes internacionais. No Pisa, o País recebeu as melhores notas em todas as disciplinas; 556 em ciências; 535 em leitura e 564 em matemática. É preciso discutir a Educação no Brasil. É preciso encarar os resultados negativos como indicadores de que a mudança tão necessária precisa acontecer logo. É preciso reconhecer que o professor é a ponta de lança desse processo e merece todo o apoio que o Estado e a sociedade possam lhe dar. Em sua visita ao Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama defendeu a ideia de que o investimento em Educação é fundamental para um País ser bem-sucedido. Concordo com Obama e acrescento que um povo bem-educado supera crises econômicas, contribui para o desenvolvimento de seu País, corrige mazelas sociais, vota com consciência. E quem educa o povo é o professor. Nesse mês do professor, celebro a coragem e a resiliência de nossos mestres, que lutam obstinados, contra todas as adversidades, para dar às nossas crianças, aos nossos jovens, a formação transformadora de que tanto precisam. Tenho convicção que uma Educação de qualidade, inclusiva e plural, é o melhor presente que podemos dar para nossos filhos e netos, se quisermos construir um futuro melhor para todos.
Artigo originalmente publicado no jornal Correio Braziliense
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos