Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

"Autores das obras selecionadas recebem prêmio em noite de autógrafos no Palácio Paiaguás"

Vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura recebem os troféus em solenidade no Palácio Paiaguás“Cultura é a forma de viver de cada um. Nós conhecemos o mundo por meio de determinados autores. O mais importante desse prêmio é poder revelar aqueles que sabem contar o que somos, o que queremos e o que desejamos. Cultura não tem fronteiras, quero que o mundo conheça a nossa literatura, que não é de Mato Grosso e sim, universal”, disse o governador Pedro Taques na solenidade de entrega do 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura, na noite de quarta-feira (25), no Palácio Paiaguás. A cerimônia contou com a presença dos escritores premiados no certame que, na ocasião, lançaram e autografaram as obras selecionadas. Nesta quinta-feira (26) os escritores participaram de um almoço com o governador no Palácio da Instrução.Foram ao todo 89 inscrições e dez obras literárias contempladas com R$ 30 mil cada, totalizando R$ 300 mil em investimentos. Os trabalhos são inéditos e contemplam as seguintes categorias: duas obras em poesia, quatro obras em prosa, duas obras na categoria revelação e duas obras na categoria infantojuvenil, uma novidade nessa segunda edição. “É enorme a qualidade literária das obras concorrentes e a criação de um prêmio de Mato Grosso nos possibilita começar a existir para, daqui a pouco, sermos reconhecidos nacionalmente”, observou a profª drª Vera Lúcia da Rocha Maquês, que foi responsável pela seleção das obras juntamente com Agnaldo Rodrigues da Silva e Dante Gatto, integrantes do corpo docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Para o escritor Victor Hugo Machado dos Anjos, vencedor na categoria infantojuvenil com a obra "Mundo dos sonhos, o ferreiro e a cartola", ter sido contemplado com a primeira história escrita para crianças foi uma grata surpresa e um incentivo a se manter no gênero literário. O autor, que se inspirou na própria infância, já possui um romance para jovens adultos lançado em Portugal.
Vencedor na categoria poesia com a obra Gênero, número, Graal, o escritor Luiz Renato Souza Pinto chamou a atenção das pessoas para que participem da próxima edição, cuja minuta de edital está em consulta pública no site Participação Social. “As pessoas precisam acreditar, se inscrever, participar. Me sinto orgulhoso de ter recebido esse prêmio e pretendo estar presente na próxima edição, seja como participante ou para prestigiar os vencedores”, ressaltou. O Prêmio Mato Grosso de Literatura integra as políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) na área da literatura, previstas no Plano Estadual de Cultura, que inclui o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso (PELLLB-MT).
As principais metas do PELLLB-MT objetivam a democratização do acesso ao livro; fomento e valorização da leitura, literatura e bibliotecas; formação de mediadores para o incentivo à leitura; valorização institucional do livro, leitura, literatura e bibliotecas; desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia estadual; fomento à cadeia criativa e produtiva do livro; acesso aos bens culturais e desenvolvimento intelectual e promoção da cidadania no Estado.
Confira as categorias e obras vencedoras
CATEGORIA POESIA
Gênero, número, Graal, de Luiz Renato Souza Pinto
Entraves, de Divanize Carbonieri
CATEGORIA PROSA
Os mesmos, de Teodorico Campos de Almeida Filho
O assassinato na Casa Barão, de Marcelo Leite Ferraz
Contos do Corte, de Afonso Henrique Rodrigues Alves
As intermitências da água, de Fernando Gil Paiva Martins
CATEGORIA INFANTOJUVENIL
Papo cabeça de criança travessa, de Maria Cristina de Aguiar Campos
Mundo dos sonhos, o ferreiro e a cartola, de Victor Hugo Machado dos Anjos
CATEGORIA REVELAÇÃO
Nu, de Helena Werneck dos Santos
Tikare, alma de gato, de Alexandre Marcos Rolim de Moraes


Angélica Moraes | SEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos