CASA DOMINGOS

CASA DOMINGOS
Grandes marcas, com produtos de qualidade Av. Feb 861 Bairro: Manga Cep: 78.110-798 - Varzea Grande

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78049-901 Telefone: (65) 3313-6900

Programa da Gente

Programa da Gente
De segunda a sexta-feira das 10:00 ás 11:00 horas

TCE MT GESTÃO NOTA 10

"NOBRES:Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

"NOBRES:Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

terça-feira, 10 de outubro de 2017

"Libéria escolhe sucessor da primeira Presidente africana"

Ellen Johnson Sirleaf foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2011Mais de dois milhões de liberianos vão esta terça-feira (10.10) às urnas para eleger um novo Presidente. A votação é um ponto de viragem na história do país. A atual Presidente, Ellen Johnson Sirleaf, não se recandidata. Estas são as terceiras eleições desde o final da guerra civil em 2003 e as primeiras sem a Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita democraticamente Presidente em África e que esteve 12 anos no poder. A Presidente, que em 2011 foi escolhida como Prêmio Nobel da Paz, diz que não quer que a Constituição seja alterada, só para que ela se perpetue no poder. Na véspera das eleições, Ellen Johnson Sirleaf lembrou aos eleitores que o futuro do país está nas mãos deles. "Votem nas pessoas que acreditam tornarão a Libéria um lugar melhor", apelou.
Lista de 20 candidatos
De acordo com a comissão nacional eleitoral, 20 candidatos disputam a presidência. Entre eles está o vice-presidente Joseph Boakai, de 72 anos, que concorre sem o apoio da Presidente. "O nosso partido está unido. O não envolvimento da Presidente não representa desunião", justificou o candidato.Joseph Boakai faz um balanço positivo dos 12 anos de Governo da Presidente, mas reconhece que é preciso melhorar. "Os maiores problemas são a falta de emprego, a reconciliação e problemas de saúde", afirma o vice-presidente, que propõe melhorar a infraestrutura do país se for eleito. O vice-presidente também promete combater a corrupção. "Penso que há diferentes aspetos de governança, que têm a ver com a administração. A Presidente teve o seu estilo e talvez a corrupção não tenha sido suficientemente combatida, mas garanto que posso lidar com a corrupção".
Ex-jogador e ex-modelo na corrida
Outro candidato é o antigo futebolista e atual senador George Weah, do maior partido da oposição. Em 2005, Weah foi derrotado por Sirleaf nas primeiras eleições democráticas da Libéria. Agora, o candidato aliou-se à senadora Jewel Taylor, ex-mulher do antigo Presidente Charles Taylor - conhecido por promover a guerra civil no país. A senadora é considerada a segunda mulher mais forte na política liberiana e tem um grande número de eleitores.Também se destaca como candidato nestas presidenciais o advogado Charles Brumskine, que faz parte da terceira maior força política no Congresso e já concorreu nos dois últimos pleitos. A única candidata mulher nestas eleições é a ex-modelo e ativista dos direitos humanos MacDellaa Cooper. O novo Presidente da Libéria deverá ser conhecido até 25 de outubro. O próximo chefe de Estado assumirá o controle de uma economia prejudicada pela crise internacional e pela epidemia de ébola que assolou o país em 2014.
Martina Schwikowski, tms, Agência Lusa, Reuters/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário