CASA DOMINGOS

CASA DOMINGOS
Grandes marcas, com produtos de qualidade Av. Feb 861 Bairro: Manga Cep: 78.110-798 - Varzea Grande

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78049-901 Telefone: (65) 3313-6900

Programa da Gente

Programa da Gente
De segunda a sexta-feira das 10:00 ás 11:00 horas

TCE MT GESTÃO NOTA 10

"NOBRES:Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

"NOBRES:Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

"Debatedores denunciam violência e pedem reforço a políticas de apoio à população negra"

Em sessão solene pelo dia da Consciência Negra, quilombola diz que apenas em 2017 já foram assassinados onze líderes na Bahia.
Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra
No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Câmara realizou sessão solene para homenagear a população negra brasileira e ouvir suas reivindicações. A deputada estadual pelo Amapá Cristina Almeida, do PSB, pediu apoio ao Projeto de Lei 8350/17, do senador João Capiberibe (PSB-AP), que destina 5% do fundo partidário para a promoção política dos negros. O projeto está pronto para ser votado em Plenário.
Cristina Almeida também defendeu a destinação de parte das emendas parlamentares para a promoção de políticas públicas específicas. Ela lembrou que o racismo está presente na sociedade brasileira.

“Denuncie. Nós não estamos atrás de esmola, estamos pedindo respeito. Nós estamos pedindo direitos. E a nossa pergunta é: O que tanto incomoda a cor da nossa pele? É a nossa inteligência? É a nossa persistência? Porque nós já provamos isso. Que com todo o enfrentamento, a barreira do dia a dia que nós enfrentamos, nós conseguimos ocupar os espaços”, disse.
Feriado nacional
Alguns participantes também pediram a aprovação da proposta (PL 296/15) que transforma o dia 20 de novembro em feriado nacional. O deputado Damião Feliciano (PDT-PB), um dos autores do requerimento para a audiência, ressaltou os problemas enfrentados pela população negra.

“Na juventude, sendo homem, o negro terá 12 vezes mais chances de ser assassinado do que o jovem branco. Sendo mulher, terá quase duas vezes mais chances de passar por uma gravidez na adolescência. A essa altura, será difícil se manter na escola e apenas seis em cada dez concluirão o ensino fundamental até os 16 anos”, observou.
Selma Dealdina, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, disse que o Estado discrimina os quilombolas. Segundo ela, 11 líderes baianos foram assassinados somente este ano e não houve desfecho das investigações. Além disso, os processos de demarcação de terras destes grupos estariam paralisados.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, enviou mensagem na qual afirma que é necessário buscar permanentemente corrigir as disparidades derivadas do período da escravidão. O Dia da Consciência Negra é realizado no dia da morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, na região Nordeste do Brasil, em 1695.
Intolerância
A deputada Érika Kokay (PT-DF) lembrou que, no último final de semana, dois ambientes utilizados por líderes religiosos negros foram atacados nos arredores de Brasília.
Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Roberto Seabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário